Nesta semana, o Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou a inauguração oficial do Centro de Controle Animal — Vida Animais, localizado na Rua São Vicente, n.º 215, bairro Vila Rica, atrás da Vila Naval.

A obra teve início em julho de 2020, sob coordenação da engenheira Adriele Zanco. Segundo Adriele, houve a reforma da estrutura deixada pela Associação de Professores, com 260,07m², além de ampliação de 157,75m². Ao todo, o Centro de Controle Animal conta cm 417,82m².

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para acomodar todas as necessidades do local, o espaço contempla: área administrativa, canis, gatis, quaternários (área separada para os animais recém-chegados e em observação), solários (com playground pet e para banho de sol). Além disso, conta com uma central de esterilização, farmácia, necropsia, ambulatório e o castra móvel.

O Grupo Vida Animais dá o nome ao local. A história desse grupo teve início com a munícipe Katiucia Bach, que batalhou para tratar sua cachorra em estado grave de saúde. O animal estava em estado gestacional, e infelizmente foi vítima de um ataque, onde os filhotes faleceram ainda dentro da cadela.

Katiucia arrecadou fundos para o tratamento do animal através de rifas e doações. O saldo restante foi o que motivou o início da militância das causas animais. Assim, encontrou mais pessoas dispostas a salvar os animais de estimação. Hoje, a irmã de Katiucia, e atual vereadora Karina Bach, é a porta-voz do grupo.

Dentre as diversas pessoas que prestigiaram o momento, destacam-se as autoridades: cel. Airton Soares, da 15.ª Cia. de Infantaria Motorizada; comandante Lins, representando a Delegacia Fluvial de Guaíra; comandante Frederico Marcelino, do 19.º Batalhão de Polícia Militar; superintendente Cesar Freitas, da Guarda Municipal; soldado Leduino, representante do BPFron em Guaíra; esposa do Prefeito, Sra. Elieth Trento; vereadores: José Cirineu, Mirele Cetto, Sergio Korb, Givanildo Tirolti, e Sandro Borges; secretários municipais: Antonio Alves, Adriano Richter, João Fernando Grecillo, R.F.M. Castanon Andrade, e Keila Marta.

A frente de honra foi composta por: prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento; vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti; presidente do Poder Legislativo, vereador Raufi Franco; vereador licenciado e secretário de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Luis Ferroquina; diretor de Meio Ambiente, Luiz Vieira; coordenador de Fiscalização Ambiental, Julio Cesar Juvenal; representante do Deputado Delegado Fernando, Flavio Henrique; e a representante do grupo Vida Animais, vereadora Karina Bach.

Na ocasião, as autoridades parabenizaram a ação e destacaram os benefícios que a iniciativa trará aos animais e à população guairense. “Com a conclusão desta obra, com certeza o significado da frase “Cuidado e bem-estar animal” será ressignificado em Guaíra”, destacou Julio Juvenal.

Luiz Vieira pontuou a grande aumento na demanda de animais de estimação abandonados e adotados durante a pandemia, reforçando a importância da obra para o controle da população de animais de rua em Guaíra.

Em sequência, o secretário Luis Ferroquina salientou os grandes investimentos já previstos para o espaço, como a contratação de mais trabalhadores para o apoio nas demandas diárias do Centro, além de investimentos na estrutura física do local.
O contexto histórico da realização da obra foi abordado pelo vice-prefeito Gileade Osti, que reforçou a parceria entre a Secretaria de Saúde, onde a obra foi iniciada, e a Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, onde ela se concluiu. Gileade parabenizou todos os envolvidos no processo e que permitiram a sua concretização.

“Esta é uma demanda muito aguardada pela população, e importante para evidenciar que esta gestão busca avançar em todas as áreas, seja educação, saúde, segurança, e até o meio ambiente. Além disso, a construção deste espaço não se trata apenas de investimento no meio ambiente, pois aqui os animais receberão o tratamento de saúde necessário para evitar a disseminação de algumas doenças que também podem ser transmissíveis aos seres humanos, ou seja, também é um investimento na saúde. Mais um compromisso feito e honrado com a população. Viva os animais. Viva Guaíra”, enfatizou o prefeito Heraldo.
Ao final da solenidade, placas simbólicas de agradecimento foram entregues para os colaboradores do Centro de Controle Animal.

Os presentes puderam conhecer a estrutura do local e os habitantes do espaço, que já estava em utilização antes da inauguração.

Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra Guaíra - Centro de Controle Animal Vida Animais é inaugurado • Portal Guaíra