Há tempos que os moradores e comerciantes de Guaíra/PR estão incomodados e indignados com tamanha falta de responsabilidade de alguns proprietários de animais que estão circulando, livremente, pelas principais vias de trânsito da cidade.

Não tem hora nem lugar, seja nos bairros ou na região central da cidade, em ruas vazias ou nas mais movimentadas, lá estão eles, “passeando” livremente como se estivessem em um bosque.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Além do medo de serem atacados por cavalos, éguas, potros e demais espécies, a sujeira e o risco de causarem algum dano aos moradores são frequentes.

Conforme imagens registradas por um leitor do Portal Guaíra na terça-feira (9), fica claro o perigo e o transtorno causado por estes animais, os quais não possuem identificação ou alguma caracterização para serem acionados os respectivos proprietários.

Na manhã de ontem, por exemplo, conforme as imagens que comprovam a denúncia feita a nossa redação e por redes sociais, motoristas de ônibus e Vans escolares, foram obrigados a desviar dos animais na região do Colégio Mendes Gonçalves, correndo o risco de um animal se chocar contra o coletivo e acabar machucando algum aluno. Sem contar que crianças atiravam pedras e atiçavam os cavalos, também correndo o grande risco de levarem um coice.

Providencias

Nossa equipe foi conversar com o diretor de vigilância sanitária do município, Julio César Juvenal, e ele nos contou que um trabalho em parceria com a Guarda Municipal, através do Sub-tenente Edson Auller, está sendo realizado junto ao CTG, localizado na Vila Eletrosul, onde alguns piquetes estão sendo montados para que os animais que forem apreendidos pela cidade, possam ter um local certo para ficarem até serem resgatados pelos proprietários – após pagamento de multas -, ou serem doados.

Segundo Julio César, os animais (bovinos, equinos, caprinos, etc) que forem pegos amarrados em praças, calçadas, parques, campos de futebol e outras áreas públicas, também serão apreendidos a partir da próxima segunda-feira (15).

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-2

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-3

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-4

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-5

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-6

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-7

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-8

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-9

CAVALOS-E-EGUAS-CAUSAM-TRANSTORNOS-NAS-VIAS-PUBLICAS-DE-GUAIRA-10

Redação Portal Guaíra
Reportagens Flávio Henrique/Portal Guaíra
Fotos: Marcelo Matos/Flávio Henrique/Portal Guaíra