Na segunda-feira (16), o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Administração, celebrou a entrega de uma nova Capela Mortuária à comunidade do Distrito de Dr. Oliveira Castro.

Em setembro de 2018, durante uma audiência pública realizada com a comunidade do local, a equipe da Secretaria de Planejamento, liderada pelo Secretário Luiz Mitsuo Shiomi, apresentou o projeto da construção da capela e também das benfeitorias de revitalização da área central da área. Em votação, a população aprovou com unanimidade os dois projetos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A revitalização foi concluída ainda em 2020, no final do primeiro mandato da Gestão 2017-2020, com o Prefeito Heraldo Trento e o Vice-prefeito Valberto Paixão da Silva. Agora, no oitavo mês da Gestão 2021-2024, segundo mandato do Prefeito e atual Presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, com o Vice-prefeito e Chefe de Gabinete, Gileade Osti, a Capela foi entregue à comunidade.

O Secretário de Administração, Fabiano Raddatz, descreveu os investimentos: “Em um total de R$ 273.270,04, oriundos de recursos próprios, a Capela possui 91,89m² e a capacidade de atender até 47 pessoas internamente, de uma só vez. Além da estrutura projetada, a obra também foi entregue devidamente mobiliada, em que contempla: geladeira, fogão, pia, armário, bebedouro, cama, cômoda, ar condicionado, cadeiras, longarinas, mesa para velar, tanque, máquina de lavar, entre outros. Ainda, possui uma sala de entrada, uma sala de velar, um quarto para descanso, dois banheiros com acessibilidade, uma lavanderia e uma cozinha, além de um amplo pátio e estacionamento especial para atender carros funerários.”

A Capela Mortuária leva o nome do Senhor Paulo Marcato, um dos pioneiros do Distrito de Dr Oliveira Castro. Na solenidade, estiveram presentes moradores da localidade e parentes do Sr. Paulo, o representando. O Vereador e Vice-presidente da Câmara Legislativa, também morador do Distrito e genro do homenageado, fez um discurso onde falou sobre a importância de ter um espaço distinto aos momentos de adeus aos moradores da localidade. O vereador também agradeceu a homenagem póstuma destinada ao sogro, Sr. Paulo Marcato. Na solenidade o Prefeito Heraldo Trento realizou a entrega de uma singela lembrança à família do homenageado.

O Vice-prefeito e Chefe de Gabinete, Gileade Osti, anunciou que mais projetos estão por vir, voltados ao desenvolvimento do Distrito, e destacou que o projeto da Capela entregue nesta manhã já é um modelo que será empregado em breve em outra comunidade rural, Bela Vista.

O Prefeito Heraldo fez questão de enfatizar todos os investimentos que vêm sendo realizado desde 2017 na localidade, e também aos arredores como, por exemplo, os 300 km de estradas rurais readequadas. Heraldo enfatizou que tudo que é feito não passa de obrigação da administração. No entanto, que a equipe trabalha fielmente dentro do Plano de Governo apresentado em campanha, e que a Capela foi um pedido da comunidade que a administração tem o prazer em poder executar.

Fizeram parte da frente de honra: Prefeito Heraldo, Vice-prefeito Gileade, Secretário Fabiano Raddatz, Diretor da Sub-prefeitura do Distrito de Oliveira Castro Alecio Moroni, representando a comunidade, Sra. Maria Gomes da Silva, o representante da família Marcato, Sr. Sebastião Marcato e a viúva do Sr. Paulo, a Senhora Divina Marcato. Além da presença honrosa do Deputado Estadual Delegado Fernando Martins, que estava de passagem por Guaíra a trabalho e concedeu a honra de participar do evento. O Deputado Delegado Fernando é um dos representantes de Guaíra na Assembleia Legislativa.

Portal Guaíra via Assessoria