ad

A Secretaria Municipal de Saúde organiza nesta segunda-feira (24),  a partir das 09h, uma ação voltada para o uso racional de medicamentos.

O projeto “Prevenção e Saúde na 20ª Regional de Saúde – Programa Irradiando Saúde”- tem por objetivo proporcionar à população informações e serviços de prevenção visando a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%.

secretario-da-saude-0002
Leandro Danelon, Secretario Municipal de Saúde

Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. Por tais evidências, o Ciscopar, Secretarias Municipais de Saúde e 20ª Regional de Saúde com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e a Prati-Donaduzzi estão promovendo neste mês de junho a Campanha de Uso Racional de Medicamentos, que terá como objetivo orientar a população sobre os malefícios do uso irracional dos medicamentos e a forma correta de descarte de medicamentos vencidos. “Estes trabalhos são interessantes porque levam informação para a população.

Nós queremos levar cada vez mais informação para a população, porque muita coisa pode ser evitada desde que haja esclarecimento. A Secretaria dará total importância a este evento e promoverá outros com toda a certeza”, afirmou o secretário Leandro de Lima Danelon. Outras atividades também serão realizadas pelos profissionais da Saúde, como a coleta de medicamentos vencidos, exames de diabetes, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, informações sobre doação de sangue, a prevenção de DSTs/HIV/Aids, distribuição de preservativos e folders. Em Guaíra, as atividades serão concentradas na praça João XXIII, em frente à Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria


ad