O projeto “Prevenção e Saúde na 20ª Regional de Saúde – Programa Irradiando Saúde”- tem por objetivo proporcionar à população informações e serviços de prevenção visando a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. No mês de junho, o tema é o uso racional de medicamentos e estão sendo desenvolvidas diversas atividades nos municípios com a parceria da 20ª Regional de Saúde, Cresems (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) e Ciscopar.

A busca intermitente que as pessoas têm por uma cura de suas dores as leva cada vez mais a utilizarem medicamentos de forma desregrada e sem prescrição médica.O ato de se automedicar é algo advindo de vários fatores, incluindo os costumes de seu grupo familiar, o fácil acesso aos medicamentos das farmácias e a vontade de livrar-se rapidamente de seu incômodo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

orientacao-medicamentos-guaira

Alguns dos malefícios que tal uso irracional podem causar ao paciente são custos desnecessários ao paciente, tempo prolongado da cura, não atingir o efeito desejado e na pior das hipóteses pode até prejudicar o paciente e levá-lo a uma intoxicação. O uso indevido de remédios é considerado um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%.

Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. Por tais evidências, o Ciscopar, Secretarias Municipais de Saúde e 20ª Regional de Saúde com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e a Prati-Donaduzzi promovem neste mês de junho a Campanha de Uso Racional de Medicamentos que terá como objetivo orientar a população sobre os malefícios do uso irracional dos medicamentos e a forma correta de descarte de medicamentos vencidos. Outras atividades também serão realizadas pelos profissionais de tais organizações como a coleta de medicamentos vencidos, exames de diabetes, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, informações sobre doação de sangue, a prevenção de DSTs/HIV/Aids, distribuição de preservativos e folders.

Atividades

Em Guaíra, as atividades serão concentradas na praça João XXIII, em frente à Secretaria de Saúde, a partir das 09h.

Fonte: Assessoria