ad

A campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (25) em todos os municípios do Paraná. A partir da próxima semana, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, e portadores de doenças crônicas podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. Como tradicionalmente acontece, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e trabalhadores de saúde também fazem parte do público-alvo.

Em Guaíra, a campanha inicia na Sala de Vacina Central (localizada na rua professor Galvoso, 408, centro) das 08 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O dia D da campanha está marcado para o dia 30 de abril (sábado), das 08 às 17h, quando as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município (USF Bela Vista, Sala de Vacinas, Oliveira Castro, Vila Alta, Santa Paula, Jardim Zeballos, Eletrosul e Futura).

O período de vacinação se estenderá até o dia 20 de maio.

Indicações

No caso da vacinação em portadores de doenças crônicas, como, por exemplo, diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, é necessário apresentar indicação médica. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
A vacina também pode manifestar reações em pessoas com alergia ao ovo de galinha.

Números

Os novos números de gripe, atualizados na terça-feira (19), foram divulgados pela Secretaria estadual da Saúde. Desde janeiro de 2016, o Paraná já registrou 103 casos de Influenza, dos quais 78 são de gripe A (H1N1). Os casos de H1N1 estão espalhados por 14 Regionais de Saúde (RS) no Estado.

Entre síndromes respiratórias agudas graves e síndromes gripais, os exames laboratoriais detectaram a presença do vírus na 2ª RS – Metropolitana (8 casos), 3ª RS – Ponta Grossa (3), 6ª RS – União da Vitória (3), 8ª RS – Francisco Beltrão (1), 9ª RS – Foz do Iguaçu (7), 10ª RS – Cascavel (4), 11ª RS – Campo Mourão (3), 12ª RS – Umuarama (3), 13ª RS – Cianorte (7), 14ª RS – Paranavaí (2), 15ª RS – Maringá (28), 17ª RS – Londrina (7), 18ª RS – Cornélio Procópio (1) e 22ª RS – Ivaiporã (1).

A regional que compreende Guaíra, a 20ª, de Toledo, está fora desta lista, pelo menos por enquanto.

A Secretaria da Saúde também confirmou três novos óbitos por gripe no Estado. No total agora são cinco mortes por H1N1 no Paraná – em Foz do Iguaçu, Quitandinha e Umuarama, além das já confirmadas em Maringá e São José dos Pinhais.

Este ano a vacina trivalente é composta pelas cepas de influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

Portal Guaíra via Assessoria


ad