Na manhã de sábado (30), policiais militares do BPFron – Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento na cidade de Guaíra durante Operação Vida, quando foram informados sobre um crime de furto na cidade onde um indivíduo teria levado um notebook.

Durante diligências a fim de localizar o objeto furtado, um veículo VW/Gol foi abordado. No capô do carro foi encontrado o notebook que teria sido furtado minutos mais cedo. Ainda no veículo foi encontrado cinco gramas de substância análoga a maconha. O condutor, um homem de 22 anos foi encaminhado com o veículo e o notebook recuperado aos procedimentos cabíveis.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano Estadual em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/ bairros a fim de oferecer maior sensação de segurança a população paranaense.

Portal Guaíra via Assessoria