A plenária da Câmara esteve lotada de familiares e amigos (foto: Divulgação/CVG)

A Câmara Municipal de Guaíra/PR realizou na noite da última sexta-feira (11), a 2ª Sessão Solene do ano de 2016, que foi marcada pela entrega de 11 Moções de Reconhecimento, Aplausos, Louvor e Congratulações e contou com a presença de autoridades, homenageados, familiares e amigos. A Casa esteve lotada.

A solenidade fez parte da programação de comemoração dos 65 anos do Município de Guaíra.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Moções de Reconhecimento, Aplauso, Louvor e Congratulações

A moção 001/2016, de autoria do ex vereador Rossano França Triches homenageou o Pastor Genésio dos Santos Araújo Filho fundador da Igreja Nação de Deus em Guaíra no ano de 2006. A moção 003/2016 de autoria do vereador Ademilson Simião homenageou a senhora Pedrina Franco pelos relevantes serviços prestados à comunidade guairense. Na sequência a moção 004/2016 de autoria do vereador Almir Bueno homenageou a pessoa do Sr. José Severino Freire compositor da música “Porty uma Canção”, onde doou para o Município de Guaíra, para a inauguração do Centro Náutico Marinas, se transformando em seguida no hino da Festa das Nações. Também de autoria do vereador Almir Bueno, a moção 005/2016, homenageou o Padre Neimar Aloísio Troes onde o mesmo contribuiu muito para a população guairense, não só como Presbítero, mas também como cidadão atuante no âmbito social, estando sempre frente às obras realizadas na cidade de Guaíra no período de 2008 a 2016.

Ainda de autoria de Almir Bueno a moção 006/2016, homenageou a 13ª Delegacia Regional de Policia Civil. A mesma foi inaugurada em 1952, há 64 anos, na gestão do primeiro prefeito de Guaíra Gabriel Fialho Gurgel. No entanto, através do seu trabalho interno e externo de combate ao crime tem conseguido muitos resultados positivos, a Polícia Civil é uma instituição forte e de extrema necessidade para o combate a qualquer tipo de crimes de sua atribuição, para garantir a paz e a tranquilidade da sociedade guairense.

Equipe representando a 13ª DRP de Guaíra (fotos: Divulgação/CVG)
Equipe representando a 13ª DRP de Guaíra (fotos: Divulgação/CVG)

A moção 007/2016 de autoria do vereador Admilson Simião homenageou a senhora Gleci Rosa Brum moradora da Vila São Domingos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade guairense. Também de sua autoria a moção 013/2016 homenageou à pessoa do Senhor José Augusto Sanfelice, morador da Comunidade de Água do Bugre há 54 anos qual sempre serviu. Envolvido na Sociedade Eclesiastes, como catequista, foi presidente da comunidade por dois mandatos, ministro auxiliar e presidente do tão conhecido Terço de São Pedro. Além do trabalho eclesial, é membro da Pastoral da Criança, visitando pessoas enfermas e também atua como missionário, pois formou-se recentemente em Teologia.

A 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira – BPFRON – foi homenageada com a moção 015/2016 de autoria do vereador Almir Bueno. A atuação da Polícia Militar do Paraná através do BPFRON, visa apoiar as instituições de segurança que se encontram na região, combater e prevenir crimes, e, acima de tudo, prestar um trabalho honesto, eficiente, honrado e digno a uma população de cidadãos de bem.

Equipe representando a 2ª Cia/BPFron de Guaíra
Equipe representando a 2ª Cia/BPFron de Guaíra

A moção 016/2016 de autoria de Almir Bueno prestou homenagem pelos 50 anos de fundação da ACIAG – Associação Comercial e Industrial de Guaíra/PR, foi fundada no dia 06 de fevereiro de 1966 com o objetivo de representar a classe empresarial do Município.

ACIAG é homenageada pelos 50 anos de fundação
ACIAG é homenageada pelos 50 anos de fundação

O vereador Osvaldino da Silveira homenageou a pessoa do senhor João Macedo Penna Neto com a moção 017/2016 que desde o ano de 1980 chegou nesta cidade e a partir daí dedicou maior parte do seu tempo ajudando e salvando vidas.

Por fim o Pastor Rafael Carneiro foi homenageado com a moção 017/2016 de autoria da vereadora Franciele Danelon. No ano de 1999 Rafael atendeu prontamente o Chamado Ministerial, entendendo que o seu trabalho seria voltado para a Obra de Deus, onde começou assumindo a sonoplastia da igreja. Vendo a necessidade do Ministério de Louvor, começou a tocar instrumentos, onde passou a ser líder do Ministério de Louvor, posteriormente Líder dos Jovens, e logo foi separado como obreiro. Em 2008, foi consagrado como Pastor e assumiu a liderança da igreja Missão Apostólica Emanuel, juntamente com uma equipe capacitada aos trabalhos direcionados ao cristianismo. A presente obra tem avançado na cidade de Guaíra e região.

Lembrando que todas as moções apresentadas tiveram o apoio de todos os vereadores.

Em uma ação conjunta entre Legislativo e Executivo, foi publicado o decreto nº 342/2016 em 03.11.2016 que denominou logradouros públicos no perímetro urbano municipal em homenagem aos importantes cidadãos, que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento do município.

Os homenageados foram; Orlando Boscarioli, Geraldo Franco, Francisco Althman, Maria Luiza Schutz, Ovídio Trento, Pedro Glomike Filho, Aide Luz Siqueira, Professora Alayde de Souza Auller, Jorge Mendes Gonçalves, Alfredo Ricardo Frez, Valdir Bellio, Raimundo Frazão do Lago, Ritson Jonas Crisóstomo, Sebastião Elias Schisler, Natal Otaviano Borges Meireles, Professora Satiko Tsukamoto, Antonio Miranda, Nemézio Silvinado Nascimento, Therezinha Aparecida Silva Peixer, Professora Mauna Franco Pedroso, Oswaldo Francisco, Marcia Regina Galvan, Odeth Juri, Darlene Ângela Hipólito, Sandra Leme de Souza, Monica Leme de Souza, Dirceu Coutinho Gomes, Luiz Juvêncio de Souza, Zenaide Mortari, José Vergílio de Carvalho, Ferdinando André Morra, Nilton Sergio Jacobsen, Izamar Bottega Argondizo, Aziza Venâncio, Conrad Zager, Maria de Fátima Aquino, Hiroko Ohoi Utida, Nelson Muntoreanu, Nivaldo de Oliveira Santos, Maria Aparecida Franzoni, Lourival dos Santos da Silva, Manoel Rodrigues Agostinho, Adilson Martinez, Jorge Kihara, Maurino Marques da Silva, Professora Maria José Fidelis, Rafel Kotovicz, João Fernando Lemes, Dr. Adilson Gomes Faria, Dr. Henrique Bartolomeu Triches, Afonso Hermosilla, Manoel Honório da Silva, Luiz Carlos Bellio, Rosa dos Santos, Marlene Bedin, Professora Rosana Sena Junco e Alonso Cândido Trindade através do Decreto 346/2016 em 07.11.2016.

Estiveram presentes familiares dos homenageados, que receberam cópia dos decretos.

Em seu pronunciamento o presidente da Câmara Getúlio Benites Centurião, agradeceu a presença de todos, e disse se sentir honrado por ter a oportunidade de estar homenageando grandes nomes, nomes esses que fizeram a diferença para a cidade de Guaíra, e que deixaram muitas saudades.

Portal Guaíra via Assessoria