Na manhã desta quinta-feira (08), o Município de Guaíra realizou a inauguração simbólica do primeiro Bosque Municipal da cidade, localizado no bairro Jardim dos Pássaros.

A ação foi promovida pela Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, e o local que conta com uma área de 16.660,20m², recebeu a doação de cerca de 200 mudas de árvores de faixa vermelha, ou seja, que correm o risco de extinção, oriundas do IAT — Instituto Água e Terra, Itaipu Binacional, e algumas vieram do Viveiro Municipal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ao todo, os investimentos foram de aproximadamente 44 mil reais, por meio recursos próprios, para readequar e revitalizar a estrutura do local. Visando a economicidade do dinheiro público, os materiais utilizados na construção dos cercados protetores ao entorno das árvores foram reaproveitados de demandas passadas. Ainda, segundo a Assessora da Secretaria, Aline Priscila de Souza, o plantio das mudas ficou por conta da própria equipe, que “colocou a mão na massa” e se empenhou para que tudo fosse muito bem feito.

Cada muda conta com identificação própria, proporcionando aos cidadãos as informações técnicas referentes às plantas ali instaladas. Conforme informações repassadas pelo Coordenador de Fiscalização Ambiental, Luiz Vieira, no Bosque foram plantadas diversas espécies que irão embelezar ainda mais o local, dentre elas citam-se: Pau Brasil, Pau Marfim, Jacarandá, Guatambu, Cedro, Ipê, Roxo, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Primavera, etc.

Além disso, o Bosque conta com a instalação de lixeiras e pista de caminhada de 400m, tudo devidamente planejado para proteger a área de preservação permanente do Córrego Carumbeí, e proporcionar aos guairenses mais um local de lazer e contato com a natureza.

O Secretário responsável pela ação, Luis Ferroquina, enfatizou que iniciativas como essa certamente farão diferença para as gerações futuras, além de vir de encontro com a necessidade de ampliar a discussão e implementação de mais medidas que visem a preservação ambiental. Ainda, agradeceu toda a equipe que trabalhou fortemente para que tudo ocorresse conforme planejado.

Gileade Osti, Vice-prefeito e Chefe de Gabinete, destacou o empenho e excelente trabalho realizado na execução da obra. Abordou a importância de que Guaíra conte com espaços adequados urbanísticos e de lazer, mas que também incentivem a preservação ambiental da vasta área verde que Guaíra possui, sendo o primeiro Bosque Municipal a porta de entrada para mais iniciativas como esta.

O Prefeito Heraldo Trento salientou a boa parceria que o Município de Guaíra possui com as entidades de apoio e preservação ambiental, gerando bons frutos em prol de toda a população guairense. No entanto, pede que os cidadãos sejam conscientes e ajudem a preservar este novo espaço no mesmo padrão em que está sendo entregue a todos. “Este Bosque foi planejado e construído com muito carinho como uma nova área de lazer em contato com a natureza, esperamos que o cuidado seja mantido para que o local se mantenha bonito e organizado como está agora”, destacou.

Portal Guaíra via Assessoria