Beto Salamanca, Elio Rusch e Heraldo Trento

ad

Há poucas semanas da convenção política que deve confirmar o nome do empresário Heraldo Trento (DEM) como pré-candidato a prefeito de Guaíra, uma outra escolha movimentou o cenário político municipal na manhã deste sábado (9).

Como não havia consenso por parte do grupo político do atual prefeito Fabian Vendruscolo, em torno do nome do vice, abriu-se uma espécie de eleição para a escolha e também para conter os ânimos, já que Heraldo se recusou a indicar o seu futuro parceiro. A justificativa para tal “eleição” é a de que o processo deve obedecer “princípios democráticos”, segundo uma fonte que prefere não se identificar.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Pelo critério, todos os membros diretivos dos partidos que compõem o grupo tiveram direito ao voto, além dos vereadores da atual bancada de situação.

Todos os partidos que estiveram na frente “Guaíra para Todos”, que elegeu Fabian em 2012, estão no grupo, mais o PMN de Volnecir Hoffmann, que foi candidato a vice pela oposição no outro pleito, além do Rede Sustentabilidade e o PEN, partidos recém-criados em Guaíra.

PT, DEM, PSDB (que também foi oposição no outro pleito), PMN, PPS, PDT, PEN, PSC, PR, PROS, PCdoB e PMDB. Portanto, 12 partidos estiveram aptos a votar.

Por volta das 12h, Valberto Paixão da Silva (o Beto da Salamanca, do PR), candidato bem visto por vários partidos, acabou vencendo o também vereador Rossano França Triches (PROS).

Contando com a presença do Deputado Estadual Elio Rusch (DEM), o vereador Beto Salamanca foi definido para ser o pré-candidato a vice-prefeito, juntamente com o pré-candidato a prefeito, o empresário Heraldo Trento.

PSD

No PSD, partido do atual vice-prefeito Osmar Volpatto, permanece a indefinição.

Há nos quadros do partido membros claramente contrários à política do atual prefeito e o sonho de lançar um nome como pré-candidato ao posto máximo do Executivo municipal. Osmar, contudo, nega qualquer possibilidade de pré-candidatura.

O partido também carrega em seu quadro servidores que compõem aliança com o atual governo.

Grupo rival

O grupo rival permanece sem um nome definido. Especula-se a confirmação de Manoel Kuba (PTB) e Sandrinho (PP) como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Kuba já foi prefeito por 3 vezes e Sandro Sabino Borges é vereador e um ferrenho crítico da administração atual.

Ney José Neotte (PSL) e Jamil (PSL) seriam outros nomes dispostos a encarar uma pré-candidatura.

Outra composição ventilada seria a candidatura de Ada da Silveira (PTB), ex-prefeita e esposa do vereador Osvaldino da Silveira, presidente do PTB.

VOTACAO-PARA-ESCOLHA-DO-VICE

VOTACAO-PARA-ESCOLHA-DO-VICE-2

VOTACAO-PARA-ESCOLHA-DO-VICE-3

VOTACAO-PARA-ESCOLHA-DO-VICE-4

Redação Portal Guaíra