ad

[dropcap color=”#81d742″]N[/dropcap]o último sábado (23) a direção da Itaipu Binacional esteve na cidade de Guaíra para assinar convênios com a Administração Municipal. A direção do Hospital Beneficente ASSISTEGUARA, aproveitou a oportunidade para oficializar o pedido de apoio a Itaipu Binacional para a aquisição de um Arco Cirúrgico.

O equipamento visa trazer maior segurança nos procedimentos realizados no centro cirúrgico do hospital. Segundo a direção do ASSISTEGUAÍRA, o custo para a aquisição do equipamento é de R$ 380 mil e permitirá colocar em funcionamento a terceira sala cirúrgica da instituição, já que duas salas já estão atendendo normalmente em cirurgias variadas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No ofício entregue a direção da Itaipu Binacional, a entidade justificou a necessidade da aquisição do equipamento, fez um resumo das atividades ao longo dos dois anos de funcionamento do hospital e apresentou um balanço demonstrando o quadro contábil da associação.

A solicitação foi entregue por Tânia Lopes, vice-presidente do Conselho Administrativo, ao diretor de coordenação da Itaipu, Newton Luiz Kaminski. Esteve presente também o ex-prefeito Fabian Vendruscolo, junto com o empresário Toninho Lopes.

O presidente do hospital, Galaomilyd Silveira Barreto, não pode estar presente devido a compromisso familiar assumido anteriormente, mas assinou a justificativa. “Para que possamos avançar no processo de composição do corpo clínico médico com a admissão de médicos especialistas cirurgiões, se faz necessário avançar também na aquisição de equipamentos hospitalares que ampliem a segurança nos procedimentos realizados no hospital”, ressaltou.

Durante a solicitação, Fabian, que é o responsável contábil do ASSISTEGUAÍRA referendou o pedido. “Tudo o que recebemos é aplicado no pagamento de salários, medicamentos e servidores. Estamos com as finanças em ordem, mas não dispomos de caixa para adquirir esse arco cirúrgico, que é visto pelos médicos como de fundamental importância para a melhoria no atendimento”.

Newton Kaminski, ao lado do prefeito Heraldo Trento, dos vereadores do município e dos deputados Elio Rusch e Evandro Roman, garantiu levar a situação para a direção da Itaipu e trabalhar para fazer com que a parceria solicitada vire uma realidade.

Está é a segunda vez que o ASSISTEGUAÍRA apresenta uma solicitação de apoio à Itaipu. Na oportunidade passada, durante o momento de instalação da unidade hospitalar em Guaíra, não foi possível um atendimento por parte da binacional. A expectativa da direção é a de que o pedido possa ser reavaliado, ainda mais, por se tratar do fortalecimento de uma instituição beneficente que tem por objetivo contribuir para a melhoria da saúde na fronteira na área de atuação da Itaipu.

Portal Guaíra via Assessoria