[dropcap color=”#1e73be”]F[/dropcap]oi inaugurada oficialmente na quinta-feira (17), a Árvore Digital Solar. A solenidade desta reuniu dezenas de pessoas na Praça do Chafariz, no centro da cidade.

Essa aquisição, instalada em Guaíra, desde o mês de setembro de 2018, faz parte de um projeto da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho Municipal dos Lindeiros e mais dezesseis cidades da região. Ao todo, mais de 170 mil acessos já foram contabilizados desde novembro.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Guilherme Marzolla, representante da empresa Sollus, explicou tecnicamente as funções da árvore. “As árvores digitais solares, permitem acesso livre à internet por meio de uma estrutura abastecida por energia solar por meio dos painéis fotovoltaicos localizados no topo. A energia é acumulada em baterias que carregam os celulares ou outros eletrônicos em 16 conectores. Elas também contam com Wi-Fi, podendo manter 100 conexões sem fio simultâneas. Além de oferecer à população acesso a informações e entretenimento da internet, o Projeto Árvore Digital tem o objetivo de promover a integração entre o poder público e o cidadão. Por meio delas, as prefeituras podem se comunicar com a população, utilizando os e-mails oferecidos no cadastro de acesso à árvore para enviar material institucional, como campanhas de vacinação, de pagamento de IPTU, entre outras.”

A Presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loff, foi representada por Valter Fabiano dos Santos que enalteceu em seu discurso a parceria positiva entre a Itaipu e o Conselho.

Lígia Lumi Tsukamoto Sugo, presidente do Legislativo, agradeceu a Itaipu Binacional pelos últimos convênios destinados as obras de desenvolvimento em Guaíra, disse que mais investimentos devem vir em 2019. Falou também da importância da sustentabilidade e da conectividade andarem juntas, e colocou a disposição os serviços do legislativo.

O Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kamisnki disse que Guaíra é diferenciada, e que a Itaipu está olhando dessa forma. O diretor fez questão de homenagear o servidor do escritório local da Itaipu, José Alexandre Araújo, que se aposentou em dezembro de 2018 e agradeceu o empenho de toda a equipe da Itaipu, e dos Municípios que estiveram envolvidos no desenvolvimento da Árvore Digital Solar.

O prefeito Heraldo Trento iniciou sua fala fazendo um pedido para o diretor Newton Kaminski. “Quero fazer um pedido, estou sabendo que tem sido cogitado para assumir outro setor, peço que não aceite”. O pedido foi esclarecido logo após, “falo por mim e tenho certeza que a maioria dos prefeitos tem a mesma opinião que você é extremamente importante para a nossa região, precisamos de você na coordenação da Itaipu”. Prefeito ainda relembrou que a parceria com a multinacional tem evoluído nos últimos anos e que definitivamente a empresa parece ter acordado para importância do Município, “Guaíra é credora por tudo que perdeu e abdicou para o sucesso desta empresa” enfatizou Sr. Heraldo Trento. O prefeito também parabenizou o trabalho do servidor José Alexandre Araújo e enalteceu a importância da Árvore Digital Solar, destacando os números expressivos de acessos que já foram registrados.

Portal Guaíra via Assessoria