O Município de Guaíra, via Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou, nesta terça-feira (10), a instalação de mais duas estações de reciclagem.

Essas novas estações estão localizadas na área rural, sendo no Distrito de Dr. Oliveira Castro e na Comunidade de Bela Vista.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto. Dessa forma, ele serve de matéria-prima.

Reciclar, reutilizar e reduzir, conhecidos como os 3 Rs, são ações complementares muito importantes para a sustentabilidade da sociedade. O processo de reciclagem tem início na separação do lixo para coleta seletiva, por isso, a participação popular é tão importante.

A secretaria da pasta conta com a coleta de recicláveis e pode a colaboração de todos, para ser possível destinar os resíduos sólidos da melhor forma. O lixo recolhido é levado para o UVR — Unidade de Valorização do Reciclável, para a ACG — Associação dos Catadores Guairenses, onde é realizado o processo de separação.

Os materiais recicláveis são separados a cada 15 dias. São comercializados, e a cada tonelada reciclada, o Município repassa uma quantia de recurso.

A reciclagem diminui o impacto ambiental no aterro sanitário e prolonga a vida útil do mesmo.

Portal Guaíra via Assessoria