A caravana formada pelos alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Mendes Gonçalves desembarcou no 14º Fórum Internacional do Software Livre – FISL, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Porto Alegre no dia 3, início do evento, e acompanhou até o dia 6 de julho, último dia deste encontro considerado um dos maiores do mundo no que se refere a software livre.

A 14ª edição do FISL contou com a presença de 7.217 participantes de 21 países, 25 estados do Brasil + DF, destaque, depois do Brasil para Uruguai e Estados Unidos. Também 500 palestrantes e 97 expositores. Grandes nomes da área de tecnologia se fizeram presente, como Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International, que apresentou o projeto Cauã e Richard Stallman, programador, hacker e um influente ativista político de tecnologia e liberdade da informação (autor da GNU GPL, a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

DSC04027

Temas como robótica, automação, Android, Firefox OS, uso da tecnologia na educação, inclusão digital, segurança, reconstrução facial forense e outras várias soluções baseadas em software livre foram acompanhados pelos alunos do curso técnico do Colégio Estadual Mendes Gonçalves. Destacamos a participação do Aluno Adilson Pereira da Silva, do 4º ano, que desenvolveu um jogo durante o evento e foi premiado em segundo lugar pela equipe da Firefox.

A participação dos alunos em eventos desta grandeza tem sido uma constante desde 2011, posteriormente em 2012, quando participaram da Latinoware (Conferência Latino Americana de Software Livre) em Foz do Iguaçu, e isto, tem contribuído de forma significativa no conhecimento e formação destes profissionais.

DSC03959

DSC03981

DSC04030