[dropcap color=”#eeee22″]O[/dropcap]s agentes de endemias do Município de Guaíra estão participando de um curso com técnicos da 20ª Regional de Saúde. O curso é focado nas novas diretrizes do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e tem como objetivo atualizar os agentes em técnicas e procedimentos contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

O curso iniciou na segunda-feira (11) e segue até quinta-feira (13) na Guarda Municipal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Julio Cesar Juvenal, o curso acontece antes da temporada de proliferação do mosquito. “Precisamos ficar alertas, pois com a chegada da primavera e do verão o índice de incidência é maior. Contamos com o apoio imprescindível da população”, afirmou.

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do mês de julho em Guaíra apontou um índice de 1,2% de infestação do mosquito da dengue no município.

Isso significa que a cada 100 casas visitadas, 1,2 tinham focos do mosquito Aedes aegypti. Conforme a Vigilância em Saúde, o índice está próximo do idealizado pelo Ministério da Saúde, que é de apenas 1%. Porém, nada de relaxamento, pois com a chegada do calor estes números tendem a crescer.

O governo municipal vai inclusive aumentar a fiscalização para impedir que o mosquito cause maiores transtornos. “Estamos preparados para fiscalizar e se preciso multar quem não colaborar. É uma questão de saúde pública”, avisa Julio.

Participam do curso 22 agentes de endemias.

Portal Guaíra via Assessoria