A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária divulgou, por meio do Escritório Regional de Umuarama, o balanço oficial do saldo de empregos formais gerados no período de 02 de janeiro a 30 de setembro de 2015, além de informações sobre o Banco do Empreendedor.

Segundo o documento emitido, a agência registrou 481 empregos diretos, além de 43 diaristas e 12 empregados em empresas do Paraguai.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A Agência foi a responsável por encaminhar 3.256 pessoas em busca de emprego.

Neste mesmo período, Guaíra registrou 804 solicitações de seguro desemprego, além de 24 solicitações de outra cidade e 176 de cidades do Mato Grosso do Sul que não possuem agência do Trabalhador.

Os pescadores, que possuem seguro desemprego à parte, solicitaram 1.484 seguros entre novembro do ano passado e setembro deste ano.

Importância da mão de obra qualificada

O diretor da agência, Evaldo Luis Mendes, o Vavá, explica que um dado  importante para a inserção do trabalhador no mercado é a qualificação profissional, já que as vagas são direcionadas às habilidades profissionais de cada trabalhador. “O município investiu bastante nos anos de 2013 e 2014 em cursos de qualificação profissional. A Escola do Trabalho continua com vagas abertas. As pessoas precisam aproveitar, pois em época de crise como a que estamos vivendo, larga na frente quem possui mão de obra qualificada. Tenho certeza que os cursos fazem a diferença na hora de procurar um emprego”, aconselha.

Quem está à procura de um novo emprego deve procurar a agência, que está localizada na Praça João XXIII, próximo à Unidade Central de Saúde. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (44) 3642-1120.

Banco do Empreendedor

Empreendedores que estão precisando de uma forcinha também podem recorrer ao Banco do Empreendedor. Com média de 20 atendimentos ao mês, o Banco realizou 33 contratos entre janeiro e setembro. Na somatória, os valores emprestados a juros mais baixos chegaram a R$ 237.891,82.

AGENCIA DO TRABALHADOR

Portal Guaíra via Assessoria