O Município de Guaíra, por intermédio da secretaria de Saúde, realizou no último sábado (23), uma manhã de ações alusivas ao Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é o mês e a cor escolhida para chamar a tenção das mulheres sobre o assunto câncer de mama e colo de útero. Em Guaíra a Secretaria Municipal de Saúde, organizou várias ações que vem sendo realizadas no decorrer do mês. A abertura no início do mês apresentou uma palestra que abordou informações aos profissionais da saúde. No dia 20/10 em parceria com a Procuradoria da Mulher, foi realizado uma ação especifica para as mulheres trabalhadoras rurais.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No sábado dia 23/10 o dia começou com uma caminhada e uma pedalada. O evento foi realizado em parceria com a procuradoria da mulher e também com os atletas dos grupos de esportistas Runners e MTB. A professora de Educação Física, Viviane Pereira, comandou um aquecimento e a ação contou com uma volta no Parque Rogério Lourenço, local da largada e chegada, e uma caminhada de aproximadamente 2,5km organizado pela esportista Barbara, que incluiu uma parada no ponto turístico, o letreiro do, “eu amo Guaíra”, no bairro, jardim Ecopark. Após a caminhada e a pedalada, os participantes participaram de um sorteio de prêmios.

Logo após a ação do Parque do lago Rogério Lourenço, em frente o Paço Municipal vários veículos se reuniram para uma Caminhada alusiva ao Outubro Rosa, que foi realizada em parceria com a ACIAG.

A carreata, contou com uma volta pelo centro da cidade e terminou na Praça do Chafariz, onde outra ação estava pronta para atender os munícipes. Profissionais da saúde municipal e estudantes do curso de enfermagem da UNIPAR, realizaram, até as 12hs, os serviços de aferição de pressão arterial, orientações sobre a saúde da mulher, exames de glicemia e avaliação bucal no Odonto Móvel, além é claro de orientar sobre os exames preventivos do câncer de mama e colo de útero. A Unidade central de saúde também esteve com atendimento especial no sábado, até as 16 horas para atender exames preventivos de colo de útero.

Durante todo o mês de outubro, as unidades básicas de saúde trabalham incansavelmente no agendamento e aplicação do exame preventivo de colo de útero, de modo a diminuir o número expressivo guairenses que no início do mês passavam de 5 mil mulheres sem o preventivo.

A enfermeira e diretora de Atenção Primária da Saúde de Guaíra, Vania Muniz, destaca: “As ações visam dar destaque ao tema, câncer de mama, só que a luta não é somente neste mês, a saúde da mulher deve ser trabalhada de outubro a outubro.

O secretário Marcos Rigolon, aponta que a saúde de Guaíra tem uma equipe qualificada em todas as Unidades Básicas de Saúde e que estão prontos para atender da melhor forma possível a todas. “Principalmente, nessas campanhas, a equipe dedica tempo a mais para atender o maior número de pessoas, basta você mulher, você munícipe procurar um atendimento em qualquer unidade, não deixe para depois, prevenção é o melhor remédio”.

O presidente da ACIAG, Jair Schllemer, destacou que a ACIAG está sempre pronta para apoiar essas causas que trazem benefícios expressivos a saúde de Guaíra.

A Procuradora da Mulher, vereadora Cristiane Giangarelli, destacou a importância de incluir atividades esportivas na campanha do Outubro Rosa, pois, o fomento ao esporte é o caminho indiscutível para uma vida saudável.

O vice-prefeito, Gileade Osti também esteve presente nas ações e enalteceu o trabalho da equipe da saúde, agradecendo a todos os profissionais pelo trabalho incansável que vem desempenhando. “Os profissionais de saúde merecem nosso reconhecimento pelo trabalho que tem executado. Ações como Outubro Rosa devem e fazem diferença na vida de pessoas, pois, o conhecimento, a informação nunca é demais. Devemos levar a informação cada vez mais perto da população, acredito que a conhecimento dos fatos é uma medida preventiva também”.

O prefeito Heraldo Trento, também é participante ativo das campanhas realizadas pelas secretarias, mas em entrevistas não escondeu que a Campanha do outubro rosa mexe particularmente com ele, pois, ele sabe bem o que é sofrer com familiar que tenha câncer. “No caso da minha família, descobrimos a tempo, acabou tudo bem, graças a Deus, mas você mulher, não deixe de fazer o auto exame da mama e na menor desconfiança procurar ajuda”.

A Secretaria de Saúde, havia previsto um encerramento solene para a campanha, no dia 27/10. Devido os exames de preventivos que tem se estendido até as primeiras horas da noite, quase todos os dias, definiram não realizar mais a solenidade, para dar um descanso aos profissionais que empenharam suas funções com excelência.

O resultado da Campanha Outubro Rosa será disponibilizado com uma entrevista com a diretora de atenção primária, Vânia Muniz, no programa semanal exibido na fanpage do Município de Guaíra, todas as sextas-feiras, às 16 horas, o Guaíra 360.

Portal Guaíra via Assessoria