A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira o novo projeto denominado Ação Saúde.

O projeto visa concentrar em dias específicos o maior números de atendimentos dos serviços oferecidos pela atenção primária da saúde, como preventivos, consultas eletivas (Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.)

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ação iniciou nesta quarta-feira (12) na localidade de Salamanca. Um grupo de profissionais da saúde está concentrando só atendimentos no prédio do posto de apoio a saúde do local. Até as 11hs30min, foram 12 coletas de preventivos, cerca de 70 verificações de glicemia, pressão arterial e peso. Cerca de 50 testes rápidos de sífilis e hepatite B, além das avaliações de saúde bucal realizada na estrutura do Odonto móvel.

Franciele Giacomin, Diretora de Atenção Primária, diz que essa ação tem o objetivo de tentar normalizar os atendimentos eletivos que ficaram suspensos devido a pandemia e reorganizar a estrutura primeira de atendimentos a saúde. A ação conta com a parceria com a Universidade Parananense – UNIPAR, por meio dos alunos de enfermagem.

O Secretário Marcos Rigolon ressalta que o projeto Ação saúde estará presentes nos próximos dias em várias Unidades Básicas de Saúde. “Esse projeto vem para intensificar os serviços da atenção primária que funcionam como suporte preventivo da saúde municipal. Iniciamos pelas localidades mais afastadas e temos um cronograma para atender todos”, esclarece o secretário.

Portal Guaíra via Assessoria