ad

[dropcap color=”#81d742″]N[/dropcap]a quinta-feira (25) a Coordenação do projeto CEACA/PETI, junto com a equipe da saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Alta, realizaram uma palestra informativa sobre o Câncer de mama e o Câncer do Colo de Útero.

A ação em prol da Campanha Outubro Rosa, é uma iniciativa da professora Cláudia, Coordenadora do CEACA/PETI, que acredita que a informação não tem fronteiras, e que as crianças do projeto devem estar munidas de informações corretas sobre o assunto para ajudar em casa. “_ As crianças são pulverizadores das informações, zelam pelo bem-estar dos que amam e podem ser o instrumento de alerta e prevenção para as famílias.”

A equipe da UBS da Vila Alta, coordenada pela enfermeira Fernanda Faveri e composta pelos ACS (Agente Comunitários de Saúde), Elisângela Espósito, Rosemeire Galvão e
Diego B. Ferreira, preparam um material lúdico, especialmente desenvolvido para prender a atenção de crianças e que repassou as informações básicas ocasionadas pelas doenças deixando claro a importância da prevenção.

As crianças surpreenderam, ao dedicar atenção absoluta na pequena palestra, e participar, perguntando e respondendo as questões discutidas. A coordenadora Cláudia Cunha deu seu testemunho vivido quando foi diagnosticada com nódulos na mama, assim como o relato da enfermeira Fernanda com o diagnóstico de câncer no intestino. Isso abriu a reunião para outros testemunhos de crianças que perderam avós, vítimas de Câncer.

“Não podemos achar que eles são pequenos e não sabem a gravidade do assunto. As histórias de cada um aqui prova que a informação ainda é a melhor forma de prevenir que famílias sofram com a perda dentes queridos por uma doença que tem tratamento e cura se diagnosticada em sua fase inicial”, considerou Fernanda.

A Secretaria de Saúde informa que está a disposição para agendamentos de palestras e trabalhos de informação para escolas, reuniões e residências. Basta procurar a Unidade de Saúde do seu bairro e agendar.

Quem quiser conhecer ou saber mais sobre o projeto Ceaca /Peti, deve procurar a Secretaria de Assistência Social.

Portal Guaíra via Assessoria


ad