No sábado (16), foi realizada no Centro Múltiplo Uso a apresentação oficial do novo projeto social esportivo para o Município de Guaíra, o Nadando na Frente — Nadando Paraná.

O projeto é promovido em Guaíra pelo Instituto de Esportes, por uma parceria com o governo municipal, ACIAG — Associação Comercial Empresarial de Guaíra, UNIPAR — Universidade Paranaense, ASEMUG — Associação dos Servidores Municipais de Guaíra, e entidades privadas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Possui como forte incentivador o deputado Delegado Fernando Martins (PSL). Além dele, o ex-técnico da seleção brasileira de natação, Alex Pussieldi, e o nadador olímpico Fernando Scherer (Xuxa), são considerados “padrinhos” da iniciativa.

Em suma, a ação visa fomentar a prática esportiva da natação infantil por meio de aulas e treinos totalmente gratuitos às crianças. Para levantar as verbas necessárias, uma importante parceria é firmada com as empresas privadas, que “apadrinham”, ou seja, custeiam os investimentos de um determinado número de crianças.

O Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social; e Turismo, Esporte e Cultura, apoiaram ativamente a ideia. Enquanto a Assistência Social selecionou os pequenos que farão parte do projeto, a de Turismo, Esporte e Cultura, cedeu a profissional Daniele Barbieri, que será a responsável pelas aulas que ocorrerão às segundas e terças, na piscina da ASEMUG.

Ao todo, 70 crianças guairenses foram contempladas com o projeto, pelo apoio e incentivo das 20 empresas que acreditam na ação. Todos os equipamentos, materiais e vestuários necessários para as aulas (toucas, maiôs/sungas, saída de banho, boias, óculos, pranchas, etc.) já foram adquiridos e também serão distribuídos gratuitamente aos alunos do projeto.

Para compor a frente de honra, estiveram presentes: o presidente da ASEMUG, William Noritake; presidente da ACIAG, Jair Schlemer; diretor da UNIPAR, Hugo Miranda; secretária de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga; secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie; coordenador do projeto e do Instituto de Esportes do Paraná, Thiago Torres do Nascimento; vice-prefeito e chefe de gabinete, Gileade Osti; o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento. Por compromissos particulares, o deputado Delegado Fernando Martins não pôde estar presente fisicamente, tendo participado através de videochamada, e sendo representado pelo assessor Renato Faleiro.

Na oportunidade, as autoridades destacaram a importância da iniciativa na promoção da qualidade de vida às crianças e o fomento à prática esportiva. “É importante destacar que as aulas particulares de natação, muitas vezes, não contam com um preço acessível para todos, e este será totalmente gratuito às crianças e suas famílias. É o primeiro projeto social de natação gratuita que Guaíra recebe em toda a sua história”, destacou Thiago Nascimento.

O prefeito Heraldo Trento enfatizou o reconhecimento às parcerias que tornaram a ação possível: “Agradeço fortemente todos os colaboradores desse importante projeto que Guaíra recebe. Preciso enfatizar os agradecimentos ao Sicredi e ao Sicoob, os maiores investidores da iniciativa na cidade, com 10 alunos apadrinhados cada um. Além deles, a Pedreira Trevo também abraçou a ideia apoiando 5 alunos no projeto. Enfim, todos que acreditam nessa causa merecem ser destacados e valorizados. Nossas crianças merecem!”.

O projeto Nadando na Frente — Nadando Paraná, já possui 14 anos de existência e está presente em diversas cidades e 05 estados do Brasil como: Umuarama/PR, Cianorte/PR, Cascavel/PR, Fortaleza/CE, Orlândia/SP, Ribeirão Preto/SP, Pirassununga/SP, entre outras. Agora, Guaíra é uma das mais novas cidades que recepciona a iniciativa e promete avançar no fomento à prática esportiva da natação infantil.

Portal Guaíra via Assessoria