ad

Um grande evento cultural acontece neste domingo (12), no Cine Teatro Sete Quedas. A segunda edição do Musinic promete ser ainda melhor do que a primeira. A expectativa dos organizadores é que mais de 700 pessoas devam comparecer ao local.

A ideia originaria do evento nasceu com o fotografo Artur Melez Tixiliski. “A ideia surgiu durante uma conversa com uma amiga minha, onde ela me relatou a falta de oportunidades culturais para os guairenses, assim como os muitos lugares que temos em Guaíra, mas não são aproveitados. Ainda durante esta conversa falei para ela sobre as feiras e festivais que acontecem na Inglaterra, onde morei por um tempo. Fiquei pensando nisto e então tive um momento de epifania de juntar uma feira de porta malas com atividades musicais em um lugar perto do Rio Paraná” disse Artur.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Com a ajuda de Marcelo de Lima e mais uma galera que compõem a Associação Guaíra Cultural o Musinic saiu do papel e a primeira edição aconteceu no dia 25 de janeiro e reuniu um bom público no Cine Teatro Sete Quedas.

Assim como a primeira edição, o 2º Musinic & A Feira de Porta Malas pretende reunir, muita música de boa qualidade, exposições de trabalhos artísticos, workshops e ainda a Feira de Porta Malas que acontece ao mesmo tempo em que as bandas se apresentam.

Segundo os organizadores o evento já está na reta final e os preparativos finais seguem um cronograma que se inicia ainda na noite de sábado. “Teremos muito trabalho para montar toda a estrutura, mas temos uma boa equipe e um cronograma já destinado a realização de cada função” afirmou Arthur Melez Tixiliski.

Musinic (2)

Atrações musicais

Na segunda edição do Musinic vão se apresentar sete atrações. Neste evento a integração entre as bandas da região será ainda maior. “O primeiro evento foi um verdadeiro sucesso e os músicos locais deram um verdadeiro show. Neste evento resolvemos criar um rodízio e vamos contar com bandas locais que ainda não se apresentaram no palco do Musinic e ainda contaremos com atrações regionais, como por exemplo, uma banda do país vizinho, o Paraguai”, afirmou Arthur.

Entres as atrações locais estão à banda Advogados do Rock (Pop Rock), The Rodriguez (Rock anos 60 e 70) e a banda residente do Musinic, Os Malabares Musicais (Rock Nacional). A cidade de Cascavel será representada pela dupla Alinne Martins e July (MPB). Para quem gosta de um bom e velho rock n’roll ou um bom blues a banda Storehouse (Rock/ Blues) será a pedida. Os hermanos de Salto Del Guairá, da banda Scar 10, também estão no grupo de atrações do festival.

Os organizadores informaram, na tarde de quinta-feira (09), que algumas mudanças ocorreram na programação. A banda guairense Salve Jorge que estava prevista para se apresentar teve alguns imprevistos e não poderá realizar a sua apresentação. Outra atração divulgada era o músico Ari Turini, da cidade de São Paulo, que também teve imprevistos com a viagem e não mais comparecerá ao evento.

Ainda de acordo com os organizadores as mudanças aos 45 minutos do segundo tempo proporcionaram uma boa notícias aos fãs do reggae music. Isto porque o músico Carlinhos de Jah, que atualmente está em Florianópolis, virá para a nossa cidade para fazer uma apresentação durante o Musinic.

Musinic (3)

Workshops

De acordo com os organizadores durante o evento, em espaços diferenciados, acontecerão oficinas de trabalhos (workshops). Entre estas atrações estão a “A História do Blues” ministradas pelo músico Marcel Augusto Colling que também é integrante da banda Talkin Blues.

Luciano Palagano também irá realizar uma palestra sobre Astronomia. A Pia Brasil também prepara uma oficina voltada a as artes circenses.

Exposições

Durante o Musinic também acontece uma feira de exposições de artesanatos em telhas, sabonetes e pinturas. Neste mesmo espaço acontece uma exposição de fotografias.

Entre as atrações destas exposições estão o Coletivo Gaia. Já os artistas locais, Matheus Richter e Lucas de Oliveira irão apresentar uma a exposição de trabalhos em Stencil e Grafite.

Para completar o quadro de atrações culturais Os Risologistas Doutores do Riso também farão uma apresentação no palco principal do Musinic, por volta das 16:30 horas.

Feira de Porta Malas

Além de todas as atrações culturais o evento ainda contará com a realização da Feira de Porta Malas. Esta feira que acontece anexa ao Musinic, o público poderão aproveitar para comprar ou vender objetos. “O objetivo da feira e fazer com que as pessoas comprem, vendam e troquem seus objetos usados, como por exemplo, roupas, abajures, sapatos, mobília de decoração, eletrodomésticos e porque não até mesmo aquele móvel usado que está parado ocupando espaço” disse.

Ainda de acordo com Artur os objetos usados deverão ser expostos e vendidos nos seus respectivos porta-malas. Também será permitido uso de mesinhas para auxiliar na exposição dos produtos.

As vagas são limitadas e os espaços serão definidos no início do evento por ordem de chegada.

Um evento para a família

Assim como o primeiro evento os organizadores esperam que o evento seja voltado para toda a família. “No primeiro evento contamos com a presença de diversas famílias. Nesta segunda edição queremos repetir a dose. Queremos que as pessoas venham até o fundo do Cine Teatro Sete Quedas e curtam aquele fim de tarde de domingo, abençoado pelo nosso lindo pôr do sol guairense. Curtam muita música ao vivo, e outras atrações culturais ao ar livre. Queremos que as pessoas façam um piquenique com seus alimentos e bebidas. Esperamos que as pessoas possam relaxar e se confraternizar com seus amigos e família para terminar o fim de semana com estilo” afirma.

O Musinic acontece nos fundos do Cine Teatro Sete Quedas, neste domingo, dia 12 de abril de 2015. O início do evento está revisto para acontecer às 15h e seguirá até as 23h. A entrada é franca.

Musinic (1)

Portal Guaíra com informações do Jornal Rio Paranazão
Fotos: Tiago Tsuneto/Rio Paranzão