Na manhã de terça-feira (26), o prefeito Heraldo Trento recebeu em seu gabinete, representantes do setor de agricultura do Governo do Estado para a entrega de 23 projetos de readequação de estradas rurais no município.

Estiveram presentes o Gerente Regional da IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Ivan Decker Raupp; o chefe do Núcleo Regional de Toledo da SEAB (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento -SEAB), Paulo Roberto Salesse; a Gerente local da EMATER, Rita de Cássia Ribeiro; o Engenheiro Agrônomo do IDR, Lauro Ramos e a Assistente Social do IDR, Scheila Juliana da Silva.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na ocasião o chefe do Núcleo Regional de Toledo da SEAB (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), Paulo Roberto Salesse, falou da importância destes projetos para o desenvolvimento rural, principalmente para a agricultura familiar. “O Governo do Estado tem como prioridade aumentar a segurança alimentar das pessoas utilizando, valorizando e fomentando cada vez mais a agricultura das pequenas propriedades. A diversificação de cultivos das propriedades familiares traz mais oportunidades aos empresários rurais” frisou.

A Assistente Social do IDR Scheila Juliana da Silva, explanou sobre o projeto Renda Familiar, e explicou que o projeto vem de encontro com as necessidades de uma parcela da população que vive abaixo da linha de vulnerabilidade em Guaíra. “O projeto incentivará o desenvolvimento de produtos alimentícios em pequena escala, assim como a criação de animais de pequeno porte para consumo”, destacou Scheila.

Além do prefeito Heraldo Trento, o encontro contou também com as participações do Secretário Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente (SEMAIM), Luiz Carlos Lima (Ferroquina); o Diretor de Estradas e Rodagens, Zinaldo da Rocha; a Secretaria de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga; a Diretora de Proteção Social Básica, Ana Rosa Gutierres, a coordenadora do CEACA/PETI, Eunice Sales de Moraes e o vice-prefeito, Gileade Osti.

O vice-prefeito Gileade Osti, relembrou que umas das prioridades do atual plano de governo é justamente o incentivo a agricultura familiar, e junto com o prefeito explicou os projetos que estão em andamento que vem de encontro com esse objetivo.

O Engenheiro Agrônomo da Emater, Lauro Ramos, fez questão de relembrar que no início da outra gestão do prefeito Heraldo, ele teve a honra de fazer a entrega dos projetos que compõe a primeira maior parceria entre Itaipu e Município de Guaíra. “Quando fizemos a entrega, confesso não acreditei que seria 100% efetivado, devido a grandiosidade do projeto. Quero parabenizar a administração pela competência na execução e faço questão de fazer a entrega de mais esses 23 projetos”.

O prefeito Heraldo Trento finalizou ressaltou a importância da inclusão das entidades beneficentes locais, nos projetos de desenvolvimento alimentar em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Ao agradecer as palavras do engenheiro agrônomo Lauro Ramos, fez questão de enaltecer a atuação de toda a sua equipe técnica envolvida e relembrar que na gestão passadas foram readequados 260 km de estradas rurais. E que com essa nova parceria Guaíra contará com a readequação de mais 350km que beneficiarão 500 famílias diretamente. “Conseguimos o incremento por meio de fonte royalties, graças a isso, temos como viabilizar esse projeto e muitos outros que fazem parte do nosso plano de governo”, disse o prefeito Heraldo Trento.

Portal Guaíra via Assessoria