ad

Iniciou-se no dia 09 de dezembro de 2019 o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).  Realizado anualmente, tem como principais objetivos: convocar militares da reserva; atualizar o banco de dados do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização  dos militares que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos; comemorar o aniversário do nascimento de OLAVO BILAC, Patrono do Serviço Militar; consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva; e cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva; criar uma mentalidade de mobilização, visando conscientizar os militares da ativa e da reserva sobre a importância da mobilização pessoal, como fator potencializador dos recursos humanos para a Força Terrestre e sua relevância no poder dissuasório, no contexto da Defesa.

A apresentação pode ser feita pela internet no site www.exarnet.com.br, no período de 1º de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, ou presencial, no período de 09 a 16 de dezembro de 2019, no Centro de Apresentação (Sec Mob da 15ª Cia Inf Mtz). Após este período é cobrada multa, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e seu Regulamento.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

É importante destacar que a 5ª (quinta) e última apresentação deverá, obrigatoriamente, ocorrer presencialmente, quando serão validadas as apresentações dos anos anteriores.

Para abrilhantar o Exercício de Apresentação, foi realizado na manhã do dia 13 de dezembro um café de confraternização dos reservistas, no ranho de Cabos e Soldados da Organização Militar, onde puderam rememorar as práticas castrenses.

A homenagem a OLAVO BILAC, instituída pelo Decreto-Lei n.º 1908, de 26 de Dezembro de 1939, é comemorada no dia 16 de dezembro, sendo também o dia do nascimento desse poeta brasileiro e patrono do Serviço Militar. A data tem como objetivo homenagear os reservistas, os oficiais da força militar que conciliam sua vida civil estando sempre disponíveis para o caso de serem convocados para situações de urgência ou em caso de guerra.

Portal Guaíra via Assessoria