Meses após evitar o termo torrent em suas sugestões, o Google também modificou seus parâmetros para busca de imagens pornográficas. “Queremos mostrar ao usuário exatamente o que ele está procurando”, afirmou a empresa poucas horas depois de usuários do fórum Reddit notarem diferenças no serviço.

O fato chegou ao conhecimento da imprensa norte-americana, o que motivou uma posição do Google sob acusação de censura. Segundo a companhia, no entanto, o processo é uma extensão a todos usuários da opção Moderada do SafeSearch, recurso que elimina imagens de cunho sexual dos resultados.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A mudança foi baseada num comportamento observado na maioria dos usuários, diz o Google. Alguns usuários do Reddit, contudo, afirmaram que mesmo com o SafeSearch desabilitado a busca não devolveu resultados esperados.

De acordo com a empresa ainda é possível encontrar conteúdo sexual por meio do seu Google Imagens, mas é preciso ser mais específico. “Se você estiver procurando conteúdo adulto, você apenas deve ser mais explícito na sua busca.”