ad

FRONTEIRA-SALTO-PEDRO-JUAN-E-CIDADE-DO-LESTE-CONFIRMAM-PARALISACAO-NO-PROXIMO-DIA-17

A vida nas cidades fronteiriças de Guaíra, Foz do Iguaçu e Ponta Porã está estreitamente ligada ao comércio e à integração com Salto del Guairá, Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Buscando unir esforços em defesa de uma fronteira comercial robusta, lideranças destes três municípios estiveram reunidas na terça-feira, 24 de fevereiro, em Ciudad del Este discutindo parcerias.

A principal pauta foi sobre a luta pelo aumento da cota para 500 dólares por cidadão visando estimular o turismo de compras.

Leia também:
Paraguai – Pedro Juan: comerciantes devem fechar comércio em protesto ao governo brasileiro

Na oportunidade, lideranças de Guaíra, Foz e Ponta Porã se pronunciaram favoráveis à proposta de 500 dólares de cota de turismo na fronteira terrestre igual à cota aérea, defendendo que o Ministério da Fazenda recue da decisão tomada pela portaria 307/2014, quando decidiu reduzir a cota de U$ 300 para U$ 150 dólares – depois a portaria 320/2014 prorrogou a vigência do artigo 22 para a partir de 01/07/2015.

Mundo Novo/MS se pronunciou através do prefeito Humberto Amaducci, que também entende que é preciso rever o posicionamento do Ministério.

O prefeito Fabian Vendruscolo e o presidente da Câmara de Vereadores, Valberto Paixão da Silva, representaram Guaíra na reunião em Ciudad del Este. Eles acompanharam o empresário Ramon Alberto Rojas Vallejos (Tito), proprietário da Queen Anne de uma das maiores lojas em Salto del Guairá.

Também ficou decidido na reunião, a organização de uma caravana para Brasília no próximo dia 24. O objetivo e formalizar esta reivindicação junto ao Ministério da Fazenda.

Mobilização no dia 17

Paralelamente às reuniões e preparativos, as câmaras de comércio das 3 cidades paraguaias farão uma grande mobilização pacífica no dia 17 de março, descartando o dia 10/03 como já havia sido anunciado anteriormente. Na oportunidade, todo o comércio das três cidades que fazem fronteira com o Brasil, será fechado.

Free Shop em Guaíra

De acordo com o prefeito Fabian Vendruscolo, o Poder Executivo de Guaíra é favorável à instalação de lojas francas no Município e irá organizar uma audiência pública nos próximos dias, e posteriormente encaminhar um projeto de lei ao Poder Legislativo, mas entende que não é necessário reduzir a cota no Paraguai para viabilizar as lojas francas no Brasil.

FRONTEIRA-SALTO-PEDRO-JUAN-E-CIDADE-DO-LESTE-CONFIRMAM-PARALISACAO-NO-PROXIMO-DIA-17-2

FRONTEIRA-SALTO-PEDRO-JUAN-E-CIDADE-DO-LESTE-CONFIRMAM-PARALISACAO-NO-PROXIMO-DIA-17-3

FRONTEIRA-SALTO-PEDRO-JUAN-E-CIDADE-DO-LESTE-CONFIRMAM-PARALISACAO-NO-PROXIMO-DIA-17-4

Portal Guaíra com informações da Assessoria