A Itaipu Binacional informou o adiamento da inauguração da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco. Prevista para hoje – segunda-feira (12) -, a solenidade foi adiada em razão da alta probabilidade de chuva prevista.

De acordo com a assessoria da hidrelétrica, o evento ocorrerá em uma nova data, que será divulgada tão logo seja definida. Para a solenidade estavam previstas as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, além de diversas autoridades.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Via que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai, a ponte é uma obra aguardada há mais de uma década por moradores de Foz do Iguaçu e região. O empreendimento é resultado de uma ação do governo federal em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional, que investiu R$ 323 milhões no projeto, em valores atualizados.

Com 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, a ponte é do tipo estaiada e tem duas pistas de 3,6 metros de largura cada. Conta também com acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Recentemente a via foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneiras carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas. Também já recebeu iluminação funcional com tecnologia LED.

As obras tiveram início em agosto de 2019 e consumiram aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.

As informações são do Portal H2FOZ