Milena do Valtinho (PSDB) venceu a eleição suplementar de Francisco Alves, no noroeste do Paraná, realizada neste domingo (7).

Com a vitória, Milena, de 23 anos, se tornou a prefeita mais jovem do Paraná na atual legislatura, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ela recebeu 2.096 votos, o que representa 49,35% dos votos válidos.

O candidato Cabelo do Povão (PRB), que é presidente da Câmara Municipal e estava como prefeito em exercício do município, ficou em segundo na votação, com 1.942 votos. Em terceiro, Valdir Perereca (PTB) recebeu 209 votos.

Eleição de 2020
O município passou por novas eleições porque a candidatura de Valtinho (PSDB), que era prefeito até 2020 e foi reeleito como o único candidato ao cargo, foi impugnada pela Justiça Eleitoral.

Milena, eleita neste domingo, é filha de Valtinho.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou a prestação de contas apresentada por ele, que presidia o Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã.

O TCE-PR apontou que ele não prestou contas referentes ao período que atuou no consórcio.

Valtinho não chegou a assumir o mandato após a eleição. Depois de ter a candidatura indeferida, ele entrou com recurso, mas não houve acolhimento do pedido.

Desde janeiro, quem está no cargo de prefeito é o presidente da Câmara Municipal.

O ex-prefeito de Francisco Alves disse que aceitou a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), justificou que a questão com o consórcio ocorreu porque houve um atraso na entrega dos documentos e que não teve nenhum prejuízo aos cofres públicos.

Portal Guaíra com informações do G1