ad

[dropcap color=”#81d742″]T[/dropcap]uristas que visitarem a Itaipu neste feriadão de Páscoa têm grandes chances de verem o vertedouro da usina aberto, escoando a água excedente do reservatório, não utilizada para a geração de energia. A abertura aconteceu na madrugada de quarta (28) para quinta-feira (29) e deve continuar até a próxima segunda-feira (2), mas de forma intermitente, com algumas interrupções, para controle operacional.

Na manhã de Sexta-feira Santa (30), o volume de água escoado pela calha esquerda do vertedouro era de 4,5 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) ? o equivalente a três vezes o volume médio da vazão nas Cataratas do Iguaçu. A média estimada de vertimento até segunda-feira é de 2 mil m³/s.

A abertura foi motivada pelo aumento da vazão no Rio Paraná em função principalmente das chuvas registradas nas regiões a montante (acima da barragem) de Itaipu.

Segundo os prognósticos das instituições especializadas em tempo e clima, são esperadas chuvas de intensidade moderada a eventualmente forte sobre a área do reservatório e também sobre a bacia do Rio Iguaçu, nos próximos dias. Por enquanto, de acordo com a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu, não há riscos de alagamento de estruturas, instalações ou casas na margem brasileira do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. Na paraguaia, em Ciudad del Este, poderá ser afetada uma passarela de pedestres no bairro San Rafael, neste fim de semana.

A Itaipu monitora os níveis em diferentes pontos dos rios Paraná e Iguaçu e, em momentos de cheia, como agora, emite boletins de alerta hidrológico diariamente, para controle das autoridades brasileiras e paraguaias.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR