(Foto: Itaipu Binacional/Divulgação)

A equipe do Complexo Turístico Itaipu (CTI) está se preparando para receber os visitantes da usina de Itaipu assegurando todas as condições sanitárias adequadas no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Os passeios voltarão a funcionar gradualmente, começando pela Itaipu Panorâmica, a opção mais procurada pelos turistas.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a reabertura do turismo é uma resposta concreta ao setor que tanto se ressente nesta crise. “Foz é um destino turístico. O segmento precisa de união e seguir em frente de forma bastante cuidadosa. E é o que estamos fazendo”.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que faz a gestão do turismo na usina, general Eduardo Garrido, diz que “todos os cuidados estão sendo adotados pra receber o turista da melhor forma: com a segurança sanitária e a qualidade da experiência que se espera de um passeio inesquecível como esse”.

Live, a retomada simbólica

No aniversário de Foz do Iguaçu, 10 de junho, o artista iguaçuense Gabriel Smaniotto fará o show que marca a retomada do turismo da cidade, em uma live solidária que terá como cenário o Mirante Central da usina de Itaipu. Já no dia seguinte, 11, a partir das 9h, a operação turística na hidrelétrica será iniciada, respeitando o protocolo estabelecido por decreto municipal.

A visita Itaipu Panorâmica será feita de hora em hora, até as 16h. Os ônibus que transportam os turistas terão a capacidade reduzida pela metade, a fim de garantir o distanciamento de dois metros entre cada pessoa. Caso haja o esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras.

O segundo passeio a ser retomado é o Refúgio Biológico, a partir do dia 17, nos horários das 9h30 e 17h30, com disponibilidade de 10 vagas por horário. O Ecomuseu volta no dia 24, das 10h às 17h, com a Ciência na Esfera suspensa temporariamente. Já a Itaipu Iluminada tem previsão de início no dia 01 de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de retorno.

Capacitação

A equipe do CTI passa, nesta semana, por uma capacitação para assegurar o cumprimento de todas as medidas sanitárias para a segurança dos visitantes. Está sendo instalada uma barreira sanitária onde todos os colaboradores e visitantes devem passar antes de entrar no Complexo Turístico, com aferição de temperatura, tapete sanitizante e álcool em gel. Os turistas deverão ainda preencher um formulário para que possa ser feito o rastreio em caso de necessidade.

As equipes do CTI foram escalonadas para evitar aglomerações e o uso de máscaras e protetores faciais será obrigatório. O vídeo de apresentação da Itaipu, feito no início dos passeios, também teve o local alterado para aumentar a segurança: passou do auditório para o Mirante Central, área aberta. Em todos os espaços, como recepção, sanitários e nos ônibus, os visitantes terão à disposição álcool em gel para higienização das mãos.

A revista dos visitantes também sofreu modificações para evitar o contato entre as pessoas: foi instalada máquina de raio-x e portais detectores de metais para a verificação dos pertences. Para a compra dos ingressos, além da possibilidade de agendamento online pelo site do Turismo Itaipu, também foram instalados novos totens de autoatendimento.

Portal Guaíra via Assessoria