capaponte

No final da tarde de terça-feira (23), aconteceu a assinatura de ordem de serviço da revitalização total da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil/Paraguai. A assinatura contou com a presença do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Paraná, José da Silva Tiago, além de autoridades como o Superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, entre outras autoridades.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, ressaltou o compromisso de iniciar as obras de imediato. Segundo Passos, a obra iniciará no dia 1 de outubro. O ministro explicou, ainda, que será feita uma reconstrução da Ponte da Amizade, “desde a limpeza, troca das grades de proteção, pintura total, até a passarela de pedestres e troca de pavimentação”, ressaltou.

Para o superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, a revitalização da ponte só tende a beneficiar o turismo, tanto para Foz como no Paraguai. “Este projeto amplo vem para fortalecer o turismo local, pois a Ponte ficará mais bonita, e voltará a ser o cartão postal da cidade, o que contribui para divulgar noticias boas da nossa região”, finalizou.

O superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, exaltou a grandeza da obra. Para ele, a obra que terá o custo total de R$10,2 milhões, é um investimento necessário e histórico para a região. “Essa assinatura não é de parceria, e não é de proposta, é uma assinatura de inicio das obras, inicio da construção da Ponte da Amizade”, ressaltou.

OBRA

O superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, explica que a maneira de contração desta obra é diferenciado. Segundo sua explicação, é um Regime Diferenciado de Contração por Menor Preço,”ou seja, o Dnit já oferece o projeto de construção, e a empresa apenas executa a obra”, explicou. Ele finalizou, observando, a dificuldade de desenvolver a obra pela grandeza que é. “É uma obra ampla, mas relativamente não muito complicada”.

TRÂNSITO

Com o inicio das obras no dia 1 de outubro de 2014, o trânsito se torna uma questão problemática no andamento dos trabalhos. Porém, equipes da Polícia Rodoviária Federal realizarão trabalhos de forma que organizem o trânsito durante o inicio da obra.

HISTÓRIA

Prestes a fazer 50 anos, a Ponte da Amizade foi inaugurada oficialmente em 27 de março de 1965, pelo então presidente Castelo Branco. Com mais de 500 metros de comprimento, e 77 metros de altura, foi considerada um marco da engenharia, à época. Desde então, o equipamento público recebeu apenas nova pintura e pequenos reparos.

assinatura-revitalizacao-da-ponte-da-amizade

assinatura-revitalizacao-da-ponte-da-amizade2

Portal Guaíra com informações da Rádio Cultura Foz