Foz do Iguaçu passa a vigorar na lista de municípios do Paraná com epidemia de dengue. O anuncio foi feito pela diretora da Vigilância Epidemiológica de Foz, enfermeira, Mara Cristina Rípoli Meira, ontem (26) a noite ao Paraná TV, primeira edição. A última vez que a cidade enfrentou uma epidemia foi em 2010. Na época foram confirmados mais de 8 mil casos.

Para passar de estado de alerta para epidemia o cálculo é feito por meio do número de casos confirmados tendo como referência a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para cada 100 mil habitantes é necessário que 300 tenham sido vitimas da doença. Foz possui 250 mil moradores, segundo o IBGE, e já foram confirmados mais de 700 casos este ano. Isto é, ultrapassou o índice tolerado com folga.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

foz-do-iguacu-1

Para a enfermeira, o novo enquadramento de Foz faz aumentar ainda mais o risco pela dengue tipo 4. \”O vírus 4 da dengue é igual aos outros vírus. A dengue tem 4 tipos de vírus. Os tipos 1,2 e 3 já circulam em Foz do Iguaçu há 10 anos”. Este ano a cidade registrou o primeiro caso do tipo 4 em Foz. A doença foi contraída na cidade.

Com o novo vírus circulando na cidade, a tendência é aumentar os casos positivos da doença.”Provavelmente, como o vírus tipo 4 está circulando e ninguém é imune a ele, acreditamos que o número vai aumentar. Muitas pessoas irão pegar”, disse a enfermeira.

Fonte: Foz Noticia