A comunidade católica de Guaíra está em contagem regressiva para celebrar o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município. Os festejos também lembrarão os 60 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

No domingo à noite (1), às 19h30, será realizada a tradicional romaria conhecida como “benção das velas”. O itinerário inclui as principais avenidas da cidade (avenidas Mate Laranjeira e Coronel Otávio Tosta), saindo da Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida em direção à Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes. Também será realizada a benção da garganta (São Bráz).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na manhã de segunda (2), os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes realizam a histórica benção dos barcos, a partir das 09h.

Já às 09h30 será realizada uma missa solene com crisma e às 11h30 será realizado um almoço festivo. Os ingressos estão sendo comercializados por R$ 20 e podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial – 3642 1869.

A partir de sábado também estará à disposição o livro que conta a história da Paróquia. Cada livro será vendido por R$ 50.

Feriado

As comemorações em alusão ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes tem tradição em Guaíra. Por ter raízes culturais de grande importância, foi criada em 1999 uma lei que instituiu a data como feriado municipal. “A data é muito importante, tanto que virou feriado municipal, a pedido da comunidade católica. Acho muito importante a valorização da fé, da cultura e das tradições”, afirmou o prefeito Fabian Vendruscolo.

História

Fundada no dia 01º de fevereiro de 1955 por Dom Manuel Köenner, a Igreja de Nossa Senhora de Navegantes sempre acompanhou de perto as transformações da cidade de Guaíra. A Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes sempre foi atuante, presente na comunidade. No decorrer desses 60 anos, sempre acompanhou de perto as transformações do município.

Entre as principais pastorais e movimentos, estão a Pastoral Bíblico Catequética, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Grupos de Reflexão (Famílias), Ministros Auxiliares da Comunidade, Dimensão Celebrativa, Dimensão da Música Litúrgica, Dimensão Juventude, Infância Missionária, Adolescência Missionária, Juventude Missionária, COMIPA (Comissão Missionária Paroquial), Pastoral da Criança, Pastoral do Auxílio Fraterno, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Carcerária, Equipe Executiva de Administração e Economia, Apostolado da Oração, Zeladoras de Capelinhas, Coroinhas, Cursilho de Cristandade (MCC), Renovação Católica Carismática e Encontro de Casais com Cristo (ECC).

paroquia-nossa-senhora-dos-navegantes