O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, reconheceu em seu discurso de posse que terá dificuldades para administrar a cidade neste início de mandato.  Fabian reclamou que o processo de transição foi realizado de maneira inapropriada e afirmou que informações relevantes foram omitidas pela administração anterior.

Segundo o mandatário, o setor financeiro é ainda uma incógnita. “Nós não temos um diagnóstico preciso sobre a questão financeira. O que já sabemos, entretanto, é que estamos sem recursos para grandes investimentos”, afirmou.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------
Fabian Vendruscolo, prefeito de Guaíra
Fabian Vendruscolo, prefeito de Guaíra

O fato de herdar um orçamento elaborado pela administração que o antecedeu foi outro fator indicado como possível engessamento para os trabalhos. Por isso, Fabian pediu paciência e compreensão por parte dos guairenses. “Em 100 dias poderemos dizer de maneira pontual como estava a prefeitura quando assumimos e como ela estará. Pedimos essa compreensão para recolocarmos a prefeitura nos eixos. Estamos iniciando uma análise pormenorizada de toda a administração”, afirmou.

2013

Embora tenha adotado um discurso cauteloso, o prefeito de Guaíra espera muito do ano de 2013. “Se tem um ano que eu acredito que teremos para acessar recursos é 2013. Tanto do governo do estado quanto do governo federal. O ano de 2014 é eleitoral e 2015 pode ser um ano de grandes mudanças governamentais e todos sabemos que início de governo é sempre complicado. Trabalharemos em dobro para conseguirmos atrair recursos para Guaíra, não tenham dúvidas”, ressaltou.

Ecomonia

A primeira medida adotada pelo novo governo foi com relação aos gastos da prefeitura. Fabian optou por manter o horário em turno único de atendimento (07h às 13h) até o dia 31 de janeiro, solicitou três dias de trabalho interno (02, 03 e 04 de janeiro) e decidiu contratar, por enquanto, apenas 31 dos 95 cargos comissionados disponíveis. “Estamos tomando medidas austeras para tentar rapidamente reequilibrar as finanças”, justifica.

Saúde

A saúde é considerada o setor prioritário neste início de mandato. Alvo de reclamações ao longo da campanha eleitoral, Fabian garantiu que a Secretaria de Saúde terá atenção especial no novo governo. O novo secretário, José Gonçalves Neto, e o vice-prefeito, Osmar Volpatto, já iniciaram os trabalhos de reorganização da pasta. “O secretário tomará as suas decisões e eu o apoiarei politicamente. Quero acompanhar as dificuldades da população de perto”, comentou Osmar.

Educação

Outra secretaria que está recebendo atenção especial é a de Educação e Cultura. O novo prefeito quer que o setor avance em questões como plano de cargos e carreira para os professores, informatização, ensino especial e infraestrutura básica. A principal dificuldade neste início de ano está em dar condições de uso para a Supercreche, inaugurada pela administração anterior, mas sem condições de receber as 206 crianças matriculadas. “Infelizmente, a Supercreche não está em condições de abrigar as 206 crianças matriculadas. Falta padrão de energia elétrica, móveis e adequações que serão necessárias para que possamos ofertar um serviço de qualidade para as crianças. Infelizmente, a aquisição de móveis e de padrão de energia leva tempo numa administração pública”, explica Fabian.

A equipe gerenciada pelo secretário Idivaldo Capatti estuda alternativas para resolver o impasse
A equipe gerenciada pelo secretário Idivaldo Capatti estuda alternativas para resolver o impasse

 

Terreno com erosão - Supercreche não está em condições de abrigar as 206 crianças matriculadas
Terreno com erosão – Supercreche não está em condições de abrigar as 206 crianças matriculadas

Infraestrutura

Outro setor que rapidamente precisa dar uma resposta à população é a Infraestrutura. Os trabalhos de coleta de lixo, limpeza e manutenção encontram grandes demandas. “Iniciamos os trabalhos e levaremos um bom tempo até regularizarmos todas as pendências. Infelizmente, muitos dos serviços básicos estavam sendo realizados de maneira insuficiente”, finalizou Fabian.

Equipe da Secretaria de Fazenda e Planejamento
Equipe da Secretaria de Fazenda e Planejamento

Fonte: Assessoria