No feriado de ontem (25), data em que Marechal Cândido Rondon comemorou o 53º aniversário, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do município. A honraria foi entregue durante sessão solene da Câmara de Vereadores, realizada no início da noite no auditório do Sicredi. Além dos vereadores, o ato contou com a presença do prefeito Moacir Froehlich e foi prestigiada por autoridades e lideranças rondonenses e regionais. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Ilario Hofstaetter (Ila).

Durante seu pronunciamento, Jorge Samek lembrou que conheceu Marechal Cândido Rondon quando tinha apenas 13 anos de idade, acompanhando um tio que estava trabalhando no município. “Naquela oportunidade, saí de Rondon decidido que seria engenheiro agrônomo”, afirmou o homenageado, que se graduou nessa profissão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1978.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.43.44

O diretor-geral também falou sobre o trabalho que é realizado pela Itaipu Binacional na região, enfatizando que isso é possível devido às parcerias com os municípios e demais entidades. Ele destacou que Marechal Cândido Rondon é um dos grandes parceiros dos projetos da hidrelétrica, citando como exemplo o Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar da Microbacia do Rio Ajuricaba, que é desenvolvido pela Itaipu no município desde agosto de 2009.

Disposto a contribuir mais com o desenvolvimento econômico e social da região, Samek anunciou que um grande projeto de irrigação é um dos próximos desafios da hidrelétrica. Ao final de seu discurso, ele disse estar emocionado por agora ser cidadão rondonense. “Eu já falava em várias partes do mundo sobre as qualidades deste município. Já tinha profunda admiração por Marechal Cândido Rondon. Agora meu compromisso com vocês é muito maior”, afirmou o homenageado.

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.42.30

Líder diferenciado A concessão da honraria foi aprovada pelo Poder Legislativo em novembro de 2010. Os autores do projeto do decreto foram os então vereadores Ito Rannov, Josoé Pedralli, Ilario Hofstaetter, Valdemir José Sonda, Albenice Pinto de Souza e Adriano Cottica. Conforme o decreto legislativo nº 4/2010, “fica concedido o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao Sr. Jorge Miguel Samek, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município e ao Estado do Paraná”.

Para o presidente do Poder Legislativo, Ilario Hofstaetter (Ila), o título entregue para Jorge Samek é uma homenagem justa pelas ações que ele tem feito em favor do município. “Ele é o diretor-geral da Itaipu que mais atendeu Marechal Cândido Rondon”, afirmou o vereador, que em nome do Poder Legislativo agradeceu pelas realizações que estão sendo viabilizadas com o apoio da direção da hidrelétrica.

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.42.41

O prefeito Moacir Froehlich também enalteceu o novo direcionamento da Itaipu Binacional a partir da gestão de Jorge Samek, que vem realizando projetos que atendem não somente os municípios da região lindeira ao Lago de Itaipu, mas também aqueles inseridos dentro da Bacia do Rio Paraná 3. “Samek é uma pessoa marcante, com uma inserção regional extraordinária. Trata-se de um líder diferenciado”, afirmou o prefeito.

Histórico

Jorge Samek nasceu em Foz do Iguaçu em 1955. Em 20 de janeiro de 2003 foi nomeado pelo presidente Lula como diretor-geral da Itaipu, cargo que vem ocupando desde então. Antes já havia desempenhado funções como chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, entre 1983 e 1986; e foi secretário municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba e presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), entre 1986 e 1988. Também foi vereador durante 14 anos consecutivos em Curitiba, sendo eleito pela primeira vez para o cargo em 1988. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo Paraná, com 114.663 votos. Mas, a pedido do presidente Lula, renunciou ao mandato na Câmara Federal para assumir a direção-geral da Itaipu Binacional.

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.43.00

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.43.20

Captura de Tela 2013-07-26 às 13.43.36

Fonte: Portal Rondon