(Foto: Divulgação/Guinness World Records)

Diana Armstrong, uma mulher de Minnesota (EUA), bateu o recorde para unhas femininas mais longas do mundo, segundo o Guiness World Records, que oficializou o feito neste mês.

A unha mais longa de Armstrong é a do polegar direito, com 1,38 metro de comprimento, enquanto a mais curta é a do mindinho esquerdo, que tem 1,09 metro. Somadas, as unhas totalizam 13,06 metros de comprimento.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

De acordo com a organização do Guiness, a última vez que a norteamericana cortou as unhas foi em 1997. Ela parou com o hábito depois de um trágico acidente: a morte de sua filha Latisha, que tinha 16 anos quando sofreu um ataque de asma durante o sono e não resistiu.

“Minha [outra] filha me ligou e me disse ‘Mãe, Tisha não acorda.’ Aquele foi o pior dia da minha vida”, diz a recordista.

Ela explica ainda que Latisha era quem cuidava das unhas dela todos os fins de semana. “Ela era a única que fazia minhas unhas. Ela lixava e pintava para mim. Ela tinha feito minhas unhas na noite anterior e ficamos acordadas a noite toda, então eu simplesmente não consegui cortar minhas unhas depois disso.”

Armstrong também conta que lutou contra uma depressão por cerca de 10 anos e deixar as unhas crescer foi uma forma de manter a filha falecida em seus pensamentos.

Atualmente, a mulher pinta as unhas a cada quatro ou cinco anos e tem a ajuda dos netos. O processo, que é bastante trabalhoso, inclui de 15 a 20 vidros de esmalte e uma ferramenta de carpintaria.

A norte-americana arma que tem algumas restrições ao que pode ou não fazer com as mãos por conta do tamanho das unhas. Muitas vezes, por exemplo, ela usa os pés para pegar a roupa do chão ou abrir a geladeira. Ela também desistiu de dirigir e tenta ficar longe dos zíperes.

Armstrong diz que não tem a intenção de cortar as unhas, mesmo que fosse paga para isso. “Acho que minhas unhas são bonitas. Para outra pessoa talvez não sejam, mas para mim elas são.”

Portal Guaíra com informações da Terra