Mais de 107 mil títulos de eleitor são cancelados no Paraná — Foto: TSE

ad

A Justiça Eleitoral cancelou 107.815 títulos de eleitor no Paraná. A medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas. A situação pode ser regularizada no cartório eleitoral. Veja, abaixo, como proceder.

Somente em Curitiba foram 35.539 cancelamentos. Para saber se o título foi cancelado, é preciso consultar a situação no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na área de serviços ao eleitor – situação eleitoral.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para regularizar
A pessoa que teve o título cancelado deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título.

Conforme o TSE, a regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

Complicações
Segundo o TSE, o eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para:
Inscrição, investidura e nomeação em concurso público;
Renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
Obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Portal Guaíra com informações do G1 PR