ad

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guaíra, em parceria com a Ardefa – Associação Regional Oeste Paranaense Distribuidora de Defensivos Agrícolas, realizou na ultima semana, o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos junto as cooperativas instaladas no município. A ação foi concentrada nas cooperativas I Riedi, Coopagril, Integrada e C. Vale.

Segundo Luiz Carlos Paludo presidente da Ardefa, a associação atende 24 municípios na região. “No inicio de cada ano é feito um calendário para atender a demanda dos municípios, em Guaira o recolhimento é feito 2x ao ano. A Ardefa disponibiliza um caminhão para fazer o recolhimento das embalagens, e as empresas (cooperativas) do nosso município colaboram com o pagamento das mensalidades e do transporte da carga, uma vez que a lei responsabiliza o agricultor pelo recolhimento e a destinação correta desse material nocivo ao meio ambiente e a saúde humana”, explica Paludo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo Marlene Dalla Costa, coordenadora dos trabalhos relativos ao Meio Ambiente na prefeitura, os agricultores são sensibilizados e conscientes, pois fazem a entrega nas datas previstas seguindo os critérios exigidos, descritos na própria nota fiscal, como por exemplo, a tríplice lavagem.

Todas as embalagens recolhidas em Guaira e nos demais municípios da região, são transportadas até a sede da Ardefa em Palotina-Pr, onde são selecionadas, limpas e prensadas. Após este processo são comercializadas com as indústrias que fazem a reutilização e a produção de novos materiais, como: cano de PVC para esgoto, candoite para fiação elétrica, caçamba de carriola dentre outros produtos.

As embalagens que não foram aprovadas ou lavadas corretamente para reciclagem,são incineradas na própria sede da associação.

Fonte: Assessoria