[dropcap color=”#1e73be”]O[/dropcap] Distrito Rural de Doutor Oliveira Castro sempre teve estreita ligação com a cidade de Guaíra. Importante entroncamento para a Companhia Matte Larangeira, que construiu a localidade como um importante entreposto da ferrovia que interligava Guaíra a Porto Mendes, Oliveira Castro é sinônimo de tradição e riqueza: A Matte construiu nas primeiras décadas do século XX uma grande serraria em Oliveira, que extraía de sua exuberante mata a madeira necessária para os empreendimentos da poderosa companhia ervateira.

O tempo passou e através da lei estadual n.º 5547, de 19-05-1967, foi criado o Distrito de Doutor Oliveira Castro, ligando a promissora comunidade rural ao Município de Guaíra oficialmente.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os 50 anos de nosso atual único distrito (Maripá, Memória, Terra Roxa do Oeste e Palotina já foram distritos de Guaíra) foi comemorado durante todo o dia de 15 de novembro, data que também marca a Proclamação da República.

Logo pela manhã, uma partida de futebol movimentou o gramado da vila rural. O prefeito Heraldo Trento não apenas prestigiou como também participou atuando como jogador.

Na sequência, a exposição Memórias de Ilha Grande foi aberta ao público na Escola Sebastião Camarini (nome que homenageia um dos pioneiros do distrito).

No período da tarde, houve muitas brincadeiras, com pula pula , castelo inflável e demais jogos ofertados pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A Escola Guaíra de Artes Circenses fez sua apresentação ressaltando o universo mágico do circo para os moradores. Capoeiristas da Associação de Capoeira Cordão de Contas também fizeram uma apresentação especial.

A programação foi coroada com o show da Orquestra de Viola Caipira, que atraiu centenas de moradores do bairro e também um pequeno show de fogos.

O subprefeito Ricardo Boaro deu as boas vindas oficiais da noite, ressaltando a importância do evento estar sendo comemorado pela primeira vez no Distrito.

O prefeito Heraldo Trento salientou a importância da localidade e prometeu voltar ainda neste ano com os secretários e vereadores para ouvir as reivindicações do distrito e poder priorizar algumas urgências. Também parabenizou a rica história da localidade e lembrou que o evento teve início em uma conversa com a vereadora Ligia Lumi no início deste ano. Também disse que os 50 anos era apenas o começo de uma longa história ainda a ser construída e que todos os anos daqui para frente a data será lembrada.

Portal Guaíra via Assessoria