A primeira pesquisa eleitoral contratada pelo Grupo RIC para as eleições de 2022 foi divulgada nesta segunda-feira (27) e aponta as intenções de votos dos paraenses para o Governo do Estado e para o Senado. Conforme os dados, o atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), seria reeleito e Sérgio Moro (União Brasil) seria o candidato mais votado para o Senado. Os levantamentos foram realizados pela Real Time Big Data e analisam diferentes cenários. A pesquisa tem nível de confiança de 95%.

Para o Governo, na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) seria eleito com 20% dos votos. Roberto Requião (PT) ficaria em segundo, com 8% dos votos, e Flávio Arns (Podemos) com 1%. Ainda, a pesquisa apontou 5% de intenções em outros candidatos, 18% de votos nulos e 48% dos eleitores que não souberam ou não quiseram responder.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No primeiro cenário apresentado aos entrevistados, Ratinho Junior lidera novamente, de forma ainda mais significativa, com 42% das intenções de voto. Roberto Requião tem 16%, Flavio Arns 5%, Cesar Silvestri Filho (PSD) fica com 3%, Ângela Machado (PSOL) recebe 1% e Solange Ferreira Bueno (PMN) apresenta 0%. Outros 14% dos eleitores declararam voto nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário na pesquisa para governador, sem Flávio Arns, Ratinho Junior continua na liderança, com 44% dos votos, seguido de Roberto Requião com 16%, Cesar Silvestri Filho com 4%, Ângela Machado com 1% e Solange Ferreira Bueno com 0%. Ainda, 15% das intenções de voto foram em branco ou nulo e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa de rejeição para o cargo de governador, Roberto Requião ficou como pior avaliado para o Governo, com 36% dos votos, seguido de Ratinho Junior com 21%, Flavio Arns com 11%, Cesar Silvestri Filho e Ângela Machado com 9% cada e Solange Ferreira Bueno, com menor rejeição, com 8%.

Com relação a administração atual, 57% dos entrevistados afirmaram que aprovam o governo de Ratinho Junior, 28% desaprovam e 15% dos candidatos não souberam ou não quiseram responder. Ainda, 15% dos eleitores consideraram a administração do governador como ótima, 34% como boa, 25% como regular, 6% como ruim, 8% como péssima e 12% não souberam ou não quiseram responder.

Enquanto a votação para Governo do Estado parece estar bem definida, apontando uma possível reeleição do atual governador Ratinho Junior, a corrida para o Senado ainda apresenta muitas variáveis, dependente do cenário apresentado. Conforme os dados levantados, a presença de Sérgio Moro pode influenciar o resultado da votação (veja abaixo).

Corrida para o Senado
No primeiro cenário para senador, Sérgio Moro (União Brasil) tem 30% dos votos, seguido de Álvaro Dias (Podemos) com 23%, Dr. Rosinha (PT) com 7%, Paulo Martins (PL) com 6%, Aline Sleutjes (Pros) com 2% e Alex Canziani (PSD) e Guto Silva (Progressistas) com 1% cada. Ainda, 11% declararam votar nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, sem Sérgio Moro, Álvaro Dias lidera com 35%, Paulo Martins tem 8%, Dr. Rosinha tem 7%, Alex Canziani tem 4%, Aline Sleutjes tem 3% e Guto Silva tem 2%. Outros 17% afirmaram voto nulo ou branco e 24% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, sem Sérgio Moro, Álvaro Dias lidera com 35%, Paulo Martins tem 8%, Dr. Rosinha tem 7%, Alex Canziani tem 4%, Aline Sleutjes tem 3% e Guto Silva tem 2%. Outros 17% afirmaram voto nulo ou branco e 24% não souberam ou não quiseram responder.

No terceiro cenário proposto, sem Álvaro Dias, Sérgio Moro desponta na liderança, com 41% dos votos. Na sequência, Paulo Martins e Dr. Rosinha tem 8% cada um, Alex Canziani tem 4% e Aline Sleutjes e Guto Silva tem 3% cada. Ainda, 12% deram voto nulo ou branco e 21% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi contratada pelo Grupo RIC, realizada pela Real Time Big Data e registrada sob o número PR-06518/2022. Os dados foram coletados na modalidade quantitativa telefônica. Ao todo, 1.500 paranaenses, eleitores com mais de 16 anos, foram entrevistados, entre 24 e 25 de junho deste ano. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Portal Guaíra com informações da Ric Mais