HERALDO TRENTO

Com um total de 11.410 votos 70,00%, o atual prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, é reeleito para comandar o município de 2021 a 2024.

A segunda colocação ficou para o candidato Osvaldino da Silveira que obteve 4.398 votos 26,98%.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na terceira colocação vem o empresário Jamil Abu com 285 votos 1,75%.

Ficando com a quarta posição o agricultor Simião Lopes Neves, que obteve 208 votos 1,28%.

Heraldo Trento

Heraldo Trento (Irati-PR, 25 de julho de 1960) é empresário, economista, advogado e político guairense, filiado ao Partido Democratas (DEM). Foi Vereador, Secretário Municipal de Fazenda e atualmente é o Prefeito de Guaíra.

Biografia

Heraldo Trento, filho de Antoninho Trento (comerciante e agricultor) e Anita Franzoni Trento, nasceu em 25 de julho de 1960 em Irati, Estado do Paraná. No ramo empresarial supermercadista, passou por Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Palotina e mudou-se para a cidade de Guaíra em 1982. Todas no Paraná.

Atua no ramo empresarial desde os 08 anos de idade, quando começou a seguir os passos de seu pai na Casa Trento, em Laranjeiras do Sul. Foi balconista, conferente de vendas e gestor de compras, gerente do setor de atacados, tudo antes dos 14 anos de idade.

Heraldo Trento graduou-se em Economia na FAE – Faculdade de Administração e Economia – no ano de 1981 e, paralelamente, formou-se em Direito na PUC-PR no ano de 1982, na cidade de Curitiba.

Em 1982, escolheu Guaíra para se estabelecer como empresário. Em 1995, foi pioneiro na microrregião de Guaíra ao abrir capital da empresa para aos primeiros funcionários de seu Supermercado Trento.

Casado com a empresária Elyeth Maria Welter Trento desde 1979, forma família com três filhos: Melissa Trento, Kalima Trento e Solano Trento.

Trajetória política e social

Heraldo Trento iniciou sua trajetória política na década de 1980 quando se filiou ao antigo PFL (Partido da Frente Liberal), que passou a se chamar DEM (Democratas).

Foi eleito e reeleito para presidir a Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) na gestão de 1989 e 1990. Com sua visão de futuro, modernizou a administração para sistema informatizado. Essas melhorias proporcionaram a adesão em mais de 150% de novos associados.

Presidiu o Rotary Club no final da década de 1980, tendo encaminhado mais de 15 jovens para intercâmbios internacionais.

Por convite do empresariado local, aceitou concorrer a uma cadeira da Câmara Municipal de Guaíra, sendo eleito nas eleições de 1992. Por escolha própria, decidiu que exerceria apenas um mandato legislativo.

Uma das grandes atuações no Legislativo foi ser o relator da implantação da UNIPAR – Universidade Paranaense, a convite da prefeita Ada Mafalda Benassi da Silveira. Seu relatório foi aprovado pelo MEC sem nenhuma observação restritiva.

No ano de 2005, foi convidado a assumir a função pública de Secretário Municipal da Fazenda. Sua gestão implantou a garantia do pagamento do 13º salário no mesmo exercício em conta específica. Outra ação expressiva foi o auxílio no processo de informatização da prefeitura, mudando sistemas de pagamento manuais, por exemplo, para transações bancárias em 100% automatizadas. Na época, as contas foram aprovadas “com louvor” pelo Tribunal de Contas.

Participou de inúmeras Comissões Centrais Organizadoras da Festa das Nações, festa beneficente tradicional da cidade há mais de 40 anos. Sua atuação proporcionou a implantação da Fronteira do Leite na edição de 2015. Após esta inovação, a Festa cresceu expressivamente, gerando cerca de Meio Milhão de Reais de repasse em uma única edição da Festa (em 2018) para as Entidades Filantrópicas beneficiadas.

Nas eleições de 2016, aceitando convite de mais de 10 partidos, concorreu ao cargo de Prefeito e foi eleito com 8.310 votos. Seu plano de governo ainda no período das eleições foi classificado entre os 03 melhores do Paraná (Curitiba, Londrina e Guaíra), conforme publicação do Jornal do Estado, Edição nº 1733, em setembro de 2016.

Heraldo e Gileade

Redação Portal Guaíra