Provas estão agendadas para acontecer em novembro — Foto: Leonardo Bettinelli/UFPR

ad

O Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná está com inscrições abertas. Os vestibulandos têm até o dia 30 de agosto para se inscrever no processo pela internet.

Neste ano, as provas serão descentralizadas e aplicadas em mais de uma cidade paranaense. Os candidatos poderão participar do vestibular em Curitiba, Londrina, Mangueirinha, Chopinzinho, Manoel Ribas e Nova Laranjeiras.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Durante a inscrição, os estudantes terão a opção de escolher três universidades onde pretendem estudar. As universidades disponíveis são:
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Para participar, o candidato precisa preencher autodeclaração reconhecendo-se indígena, além de apresentar documentação que comprove pertencimento a terra indígena paranaense.

O aluno também precisa ter concluído o ensino médio e não ter curso superior.

As provas estão agendadas para os dias 17 e 18 de novembro. No primeiro dia de teste, os candidatos irão passar pela prova oral de Língua Portuguesa.

Já no segundo dia do vestibular, os alunos responderão a questões de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, além de Língua Estrangeira ou Indígena e Redação.

O resultado do vestibular será publicado no dia 20 de dezembro. Candidatos que forem aprovados dentro do limite de vagas de cada universidade poderão fazer a matrícula no curso, seguindo o edital de cada instituição.

Portal Guaíra com informações do G1