ad

[dropcap color=”#81d742″]O[/dropcap] prazo de inscrições para o vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) termina às 23 horas da próxima quinta-feira (14). As inscrições devem ser feitas pelo site do Núcleo de Concursos da instituição.

São oferecidas 5439 vagas, divididas em 119 cursos de graduação. São 4734 vagas para o primeiro semestre e 790 para o segundo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Serão destinadas 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Metade desses 50% é destinada a candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo por mês – que podem concorrer ainda pelas subcotas específicas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A outra metade é destinada a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, independentemente da renda familiar.

O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetivado até as 23h59 do dia 15 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e R$ 119,00 para os treineiros. Os candidatos que comprovarem não ter condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção do pagamento.

Provas
As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 29 de outubro. A segunda fase ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro. No dia 26, haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

Ingresso
Além do vestibular, é possível ingressar na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é regido por outro edital que ainda não divulgado e tem como base de classificação as notas dos estudantes inscritos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição referente ao ano de 2017.

Para 2018, a UFPR ofertará 1241 vagas via Sisu (1051 para o primeiro semestre e 190 para o segundo). Somando as vagas ofertadas no vestibular mais as vagas destinadas ao Sisu, a UFPR oferta um total de 6765 vagas para 2018.

Há ainda o processo seletivo Provar, para o aproveitamento de vagas remanescentes. As informações sofre essa modalidade de ingresso podem ser acessadas no site www.provar.ufpr.br.

Portal Guaíra com informações do Massa News