O período chuvoso começou de forma satisfatória, já que as chuvas estão enchendo os reservatórios das hidrelétricas que devem chegar, em média, em um patamar de 50% em abril de 2023, no fim do período chuvoso.

A previsão é de bandeira verde na conta de energia durante todo o verão. Esse cenário positivo foi traçado à Jovem Pan nesta quarta-feira, 30, pelo diretor-geral da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo ele, as chuvas vieram de forma satisfatória em vários subsistemas, mas falta chover mais um pouco no Sudeste e Centro-Oeste, região que sedia as principais e mais relevantes hidrelétricas brasileiras.

Segundo o diretor, ao final final do período chuvoso, em abril de 2023, a previsão é de que a média do sistema interligado nacional, o nível dos reservatórios esteja acima de 50%, bem melhor do que a observada no período anterior, quando o nível médio estava em 30%. “Por enquanto as bacias mais privilegiadas são o Norte e o Nordeste. No sudeste temos esperança de que tenha uma recuperação. A gente espera que, ao final, a gente tenha uma chegada de chuva a todas as bacias”, afirmou Ciocchi.

O ONS está atualizando as projeções para o PIB e para a demanda de energia para o período entre 2022 e 2027. Na média, segundo o ONS, o PIB deve crescer 2,2% e a carga deve crescer 3,4%, em média, por ano, até 2027.

Portal Guaíra com informações da Jovem Pan