(Foto: Agencia Brasil)

ad

Uma nova versão de calculadora que prevê impacto das mudanças de uma reforma na previdência na vida de cada trabalhador foi disponibilizada nesta semana pelo Departamento Intersindical de Estátisticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). Para que qualquer cidadão possa saber como a proposta afeta sua aposentadoria, o Dieese disponibilizou a plataforma que calcula valores e períodos de acordo com informações prestadas pelo usuário.

De acordo com o Dieese, com a ferramenta é possível conferir quanto tempo a pessoa deverá trabalhar para se aposentar com valor integral; ou para atingir a idade mínima; ou para atingir o tempo mínimo de contribuição.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A calculadora permite que sejam comparados o resultado dos cálculos, segundo a lei atual da Previdência e a partir das novas regras da proposta do governo.

A plataforma, que foi reeditada, já havia sido lançada em 2017, mas considerava mudanças relativas a uma proposta que seria apresentada pelo então presidente Michel Temer (MDB). Com a reforma apresentada no Congresso Nacional, o Dieese pôde considerar as novas alterações propostas pelo atual governo.

A proposta de reforma de Previdência (PEC 06/2019) apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, chamada pelo governo “Nova Previdência”, segundo o Dieese, “reduz valor de benefícios, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da assistência social”.

Clique aqui e calcule sua aposentadoria

Portal Guaíra com informações do Bem Paraná