O mês de agosto promete ser agitado para a Comissão Central Organizadora do 27º Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Devido a proximidade do evento a Comissão presidida por Marli Kihara, corre contra o tempo para divulgar as novidades desta edição.

O Torneio Internacional de Pesca de Guaíra surgiu no ano de 1983, como forma de movimentar o setor turístico da cidade de Guaíra, que passava por um momento difícil, ocasionado pelo fim das Sete Quedas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Após 36 anos da primeira edição, o Torneio de Pesca Internacional de Guaíra escreveu sua história sob a cultura de abate dos peixes. Todos os peixes abatidos durante o torneio eram doados para entidades beneficentes da cidade que serviam de alimento para seus usuários, ou então eram comercializados e o dinheiro da venda era revertido para custas de entidades sociais. Pela primeira vez na história do evento, a cultura do abate vai ficar de fora. Em 2019 uma das maiores novidades do Torneio é que ele passa a ser de pesca esportiva e agora também faz parte do calendário de eventos de pesca da ADETUR (Agência do Desenvolvimento do Turismo).

O objetivo da pesca esportiva é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Por isso os peixes são devolvidos vivos a natureza. Geralmente os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo a água. A devolução do peixe a água tem o objetivo deixar o peixe crescer ainda mais, e desovar mais vezes, aumentando a população.

A inovação para o 27º Torneio Internacional de Pesca trata-se de duma competição embarcada na modalidade PESQUE E SOLTE VIVO, cujo objetivo principal é apresentar o Município de Guaíra como foco irradiador na região da prática de pesca esportiva no estilo pesque, fotografe, e solte vivo. O Objetivo Principal é desenvolver o turismo de Pesca Esportiva com seriedade, qualidade e técnicas que exigem o segmento, desenvolvendo a consciência ecológica dos pescadores do município e região, e capacitando mão de obra local para o turismo sustentável e da Pesca Esportiva no Rio Paraná e Lago de Itaipu.

A organização e direção do evento será de responsabilidade do ASSISTEGUAIRA – Associação Assistencial de Guaíra, com apoio da Prefeitura Municipal.

Para duplas a inscrição tem o valor de R$350,00 (trezentos reais) e de R$ 450,00(quatrocentos e cinquenta reais) para trios. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.torneiodepesca.guaira.pr.gov.br até o dia 27/08/2019 ou até o dia do evento, 01/09/2019 se houver disponibilidade de inscrições. Os inscritos contaram ainda com jantar de confraternização no dia 31/08 e café da manhã no dia 01, além de receberem um kit contendo sacola para lixo, camisetas do torneio, vale-refeição, adesivo com número da inscrição para identificação no barco e régua para medição dos peixes.

O Torneio será dividido nas seguintes categorias:
– 1 Categoria: TUCUNARÉ;
– 2 Categoria: DOURADO;
– 3 Categoria: PIAPARA, PIAUÇU, PACU, PIAU 3 PINTAS;
– 4 Categoria: JAU, PINTADO, ARMADO E BARBADO

E terá como premiação 3 motores 15HP YAMAHA, 3 barcos de alumínio e 1 Carretinha.

Amantes da pesca esportiva de todos os lugares estão convidados a participar deste grande evento que tem cunho filantrópico e promete proporcionar momentos memoráveis para curtir com amigos e familiares. Faltam apenas 28 dias, agende-se, participe.

Portal Guaíra via Assessoria