O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) publicou o edital para contratação de empresas para execução das obras de construção da segunda ponte internacional, ligando o Brasil (Foz do Iguaçu) ao Paraguai (Presidente Franco) sobre o rio Paraná.As propostas poderão ser entregues até o dia 1º de março de 2013 – data que também serão abertas as propostas.

A licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O critério de julgamento será o menor preço. No entanto, caso a proposta ou lance de menor valor não atenda as exigências habilitatórias, será requerida e avaliada por uma comissão a proposta subsequente, verificando a sua aceitabilidade e a habilitação do participante, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente até a apuração de uma proposta que atenda o Edital.

Conforme dados fornecidos pela empresa brasileira VETEC, a estrutura terá 740 metros de extensão, 19 de largura e 360 de vão livre de uma estrutura suspensa por cabos apoiados em torres de 136 metros de altura, a segunda maior deste tipo no Brasil.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

As torres que sustentarão os cabos terão seus alicerces totalmente assentado nas margens do rio Paraná, de modo a evitar custos adicionais decorrentes das complicações de se construir as torres dentro do rio. Na fase atual os especialistas estão interessados no caudal do rio e nas condições do solo, fatores que terão influência direta sobre a futura estrutura.

A obra tem custo estimado em US$ 60 milhões e deverá ser financiada totalmente com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O início efetivo das obras está previsto para setembro de 2013, após a conclusão dos estudos e da licitação da execução do projeto.