No último dia 21, a equipe de jornalismo do programa Meu Paraná, da RPC – Afiliada Rede Globo, esteve em Guaíra para fazer uma reportagem sobre a Rota dos Pioneiros que vai ao ar neste sábado (30).

Ana Claudia Foletto, turismóloga, que será nomeada diretora de turismo nos próximos dias no Município de Guaíra, junto da ex-secretária de turismo e também turismóloga, Camila Terron acompanharam a equipe nas gravações.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A rota do Pioneiro é considerada a maior trilha aquática do Brasil. O percurso inclui caminhada, ciclismo e um longo trecho de caiaque pelos rios Paraná e Paranapanema.

Ana Claudia esteve na redação da Assessoria Municipal e contou um pouco mais sobre a Rota e a gravação da matéria.

O que é a Rota dos Pioneiros?

A Rota dos Pioneiros é uma trilha regional, com 388,8 km, que tem início no Parque Estadual do Morro do Diabo no Estado de São Paulo e termina no Lago de Itaipu, no estado do Paraná. O trajeto inclui percursos de caminhada, bike e caiaque.

Quem descobriu ou como surgiu?

O Rio Paraná sempre se destacou como uma importante rota de navegação. Indígenas, espanhóis, jesuítas, bandeirantes e migrantes atravessavam as águas deste rio em busca de condições de sobrevivência. Assim surgiu a ideia de retomar tal trajeto e criar a Rota.

A Rota dos Pioneiros conta um pouco dessa história que começa no Morro do Diabo, vai até Guaíra e por onde passava o Caminho de Peabiru conectando os povos do atlântico até o pacífico. Foi lançada em 15 de setembro de 2019, tendo como início e pedra fundamental um pequeno trecho terrestre de apenas 2.700 metros. Como parte das comemorações pelo fim do grande incêndio ocorrido naquele ano, a Rota dos Pioneiros surge como oportunidade de levar a comunidade a viver uma nova experiência no Parque Nacional de Ilha Grande e na Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. O idealizador do projeto é o biólogo Erick Caldas Xavier, que atuou no Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência).

Quem pode fazer? Como fazer? Com quem falar? Pode ir sozinho? Tem que ter acompanhamento de alguém?

O site Rede de Trilhas traz as seguintes recomendações:
Vai navegar no rio Paraná ao longo da Rota dos Pioneiros? Então se liga nessas orientações. É importante segui-las para usufruir dos melhores pontos desta trilha aquática, com a devida segurança:
– Contrate um guia: Primeiramente sugerimos a contratação de um guia experiente ou então procure se informar sobre o calendário de expedições.
– Use um GPS: Acesso o nosso mapa e salve o percurso em seu GPS.
– Carta náutica: Baixe a carta náutica da AHRANA – Administração Hidroviária do Paraná.
– Consulte as autoridades ambientais: Consulte o ICMBio e o IMASUL sobre locais abertos à visitação e áreas permitidas para camping no interior dos parques.
– Leve em seu caiaque: Colete salva-vidas, faca, apito de emergência, remo, remo reserva, água, lanches rápidos, barras de cereais, frutas, chocolate, isotônicos para hidratar, filtro solar, roupas para proteger do Sol e insetos, óculos de sol, luvas, boné, chapéu;
– Primeiros socorros e remédios: Gaze, faixas, algodão, esparadrapo, antisséptico, analgésicos, antigripais, spray higienizante, remédios de uso pessoal.
– Camping: Barraca, saco de dormir, isolante térmico, lanterna, bateria externa para equipamentos eletrônicos, produtos de higiene pessoal (papel higiênico, sabonete, creme dental…), utensílios (garfo, faca, colher, copo e prato), sabão e esponja.

O que você mais gosta nela? Vale a pena o passeio? É um produto turístico de Guaíra?

As atividades turísticas de natureza realizadas em nossa cidade encantam a todos, não apenas visitantes como moradores. A trilha permite caminhar, pedalar e se aventurar em um caiaque em uma mesma rota, o que faz desta uma experiência única. Com a retomada do turismo, em especial as ações da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo que incentivam as viagens de curto percurso a Rota dos Pioneiros com certeza é um atrativo turístico a ser ofertado aos nossos visitantes.

Você começa na diretoria de turismo nesta segunda dia 01? Quais os planos do turismo para essa gestão?

Para a Gestão 2021 – 2024, pretendemos dar continuidade as ações implantadas, como a retomada do Plano Municipal de Turismo e as ações prioritárias.

Vamos ter como carro chefe a retomada das obras do Centro Náutico; a busca por recursos junto a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do estado do Paraná; o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo; as ações de mobilização e apoio aos empresários da área; finalizar o site (bilíngue) específico para o Turismo do município, com informações sobre a localização, história, fotos e dados dos atrativos, calendário de eventos e link para consultas das empresas do trade junto ao Cadastur; a implementação e divulgação de roteiros voltados aos viajantes de curta distância, focado no turismo ao ar livre e na história de Guaíra; promover ações de conscientização Turísticas para os alunos da Rede Municipal e buscar fomentar a Pesca Desportiva.

Vale lembrar que algumas ações poderão ser alteradas de acordo com a liberação e/ou restrição das atividades. Tendo como premissa as orientações do Governo do Estado do Paraná e do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em saúde do COVID-19

Como foi a gravação? O que exatamente podemos esperar no programa? Quem participou da gravação?

Apesar do clima nublado e chuvoso, a gravação permitiu mostrar o que temos de mais bonito no nosso pedaço da trilha. Na gravação estávamos eu, Camila Terron, Júlio Juvenal, Edgar de Souza e Ricardo Lopes, além da equipe da RPC TV. Podemos esperar um programa repleto de ação e aventura. Sinto-me honrada sempre que podemos divulgar o turismo de nossa cidade e, a imprensa é uma grande parceira sempre.

https://redeglobo.globo.com/rpc/meuparana/noticia/meu-parana-vai-realizar-a-maior-trilha-aquatica-do-brasil-no-parque-nacional-de-ilha-grande.ghtml

Portal Guaíra via Assessoria