O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria de Saúde lançou na terça-feira (10/05), o projeto, Nascer Guaíra.

O projeto Nascer Guaíra foi idealizado pela atual enfermeira chefe da Unidade de Saúde da Família Angela Pedroso, do bairro Santa Paula, Franciele Giacomin, quando ela trabalhava na coordenação de Atenção Primária.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Franciele iniciou a solenidade, explicando que o Nascer Guaíra, foi criado mediante as objeções relatadas pelas Agentes de Saúde, que quando vão fazer as visitas nas casas de puérperas, encontram dificuldades para disseminar as informações sobre a maneira correta de manipulação do bebê e também para amamentação. “As ACS (Agente Comunitárias de Saúde), relatam casos como, orientar sobre como cuidar do umbigo do recém-nascido e a mãe não ter um cotonete, nem álcool, nem uma gaze. Ou para orientar em como dar o banho correto no bebê e as mães não terem nem uma banheira para o recém-nascido. Assim, como, uma dificuldade grandiosa de fomentar a amamentação exclusiva, sem equipamentos necessários para o processo inicial, como uma almofada que acomode melhor a mãe e o bebê e ajuda na posição correta para amamentar. Com esses relatos então resolvemos criar o kit Saúde Nascer Guaíra”.

Esse Kit saúde contem 19 itens, sendo: 01 Banheira plástica infantil, 01 Manta de malha para bebê, 02 Rosquinhas de peito, 01 Pote de vidro para leite materno, 01 Bolsa grande, 01 Sabonete neutro, 08 Fraldas descartáveis, tamanho P, 01 Pacote de algodão hidrófilo, 01 Pacote de hastes flexíveis de algodão, 03 Paninhos de boca,03 Fraldas de tecido, 03 Bodies, 03 Calças tipo culote,01 Almofada pra alimentação, 01 Toalha de banho com capuz, 01 Termômetro digital, 01 Escova massageadora de gengivas, 05 Pacotes de compressa de gaze estéril, 01 Kit cueiro Flanelado, 01 Copo alimentador graduado, descreve a Diretora de Atenção Primária, Patricia Rosemberger.

Marcos Rigolon, Secretário de Saúde, explica que esse kit será destinado a todas as mães que fazem o acompanhamento completo exclusivamente via SUS, tenha 35 semanas de gestação, 6 ou mais consultas no SUS, Consulta Odontológica, testes rápidos, exames e USG, início do pré-Natal até 12 semanas, não ter falta sem justificativa no pré-Natal, não ter recebido outro serviço do município similar ao kit e participar das atividades e palestras do PROJETO NASCER GUAÍRA.

O evento foi marcado por uma importante palestra sobre os primeiros cuidados com o bebê realizado pela médica obstetra da Unidade Materno Infantil, Dra. Larissa Kunico Hassegawa e também sobre aleitamento materno com a nutricionista do município, Flavia Chibinski.

Destaque - Projeto Nascer Guaíra é lançado no município • Portal Guaíra Destaque - Projeto Nascer Guaíra é lançado no município • Portal Guaíra Destaque - Projeto Nascer Guaíra é lançado no município • Portal Guaíra Destaque - Projeto Nascer Guaíra é lançado no município • Portal Guaíra Destaque - Projeto Nascer Guaíra é lançado no município • Portal Guaíra

Portal Guaíra via Assessoria