Os conselheiros fiscais e de administração da Central Sicredi PR/SP/RJ tomaram posse em cerimônias realizadas na última quarta-feira (25) e quinta-feira (26), na sala Padre Theodor Amstad, na sede da Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR). O Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, passa a integrar também o Conselho de Administração da Central.

Eleitos em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em 16 de março, com homologação dos atos feita pelo Banco Central do Brasil no dia 27 de abril, os conselheiros de administração seguem atuando até 2026. O colegiado apoia as decisões estratégicas da instituição financeira cooperativa nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os membros eleitos do Conselho Fiscal cumprem um mandato de dois anos (2022/2024) para acompanhamento e direcionamento financeiro da instituição nos três estados.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Esse novo ciclo de gestão da Central Sicredi PR/SP/RJ é composto pelo presidente Manfred Dasenbrock, por Wellington Ferreira, da Sicredi União PR/SP como 1.º vice-presidente, e que soma a João Alberto Salvi, da Sicredi Centro Oeste Paulista, como 2.º vice-presidente. Segundo Wellington Ferreira, “estamos todos pensando no bem comum e nas cooperativas do Sicredi. Cada uma tem sua característica, sua origem e seu tamanho, e nós conseguimos unir tudo isso para que as decisões tomadas sejam feitas em benefício de todas com foco sempre no que a gente faz de melhor: o relacionamento com os associados e a comunidade”.

Também assumiram como conselheiros de administração: Popke Ferdinand van der Vinne (Sicredi Campos Gerais PR/SP); Luiz Roberto Baggio (Sicredi Integração PR/SC); José Cesar Wunsch (Sicredi Fronteiras PR/SC/SP); Aldo Dagostim (Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ); Adolfo Rudolfo Freitag (Sicredi Aliança PR/SP); Jorge Bezerra Guedes (Sicredi Rio Paraná PR/SP); Claudio Marcos Orsini (Sicredi Paranapanema PR/SP) e Américo Stuhr Pechy (Sicredi Alta Noroeste SP).

Como conselheiros fiscais efetivos foram empossados: Cirio Kunzler (Sicredi Progresso PR/SP); Evaldo Kosters (Sicredi Empreendedores PR) e Orlando Muffato (Sicredi Grandes Lagos PR/SP); além dos conselheiros suplentes, Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto (Sicredi Centro Norte SP), Maura Carrara (Sicredi Nossa Terra PR/SP), e Paulo José Buso Júnior (Sicredi Norte Sul PR/SP).

Gestão participativa e essência do cooperativismo
Durante as cerimônias, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, reforçou a importância da gestão participativa para a manutenção da essência do cooperativismo. “Buscamos sempre o mais alto nível de satisfação do associado, com as boas práticas, a prestação de contas, também oferecendo alternativas que sejam as melhores para os associados. Estamos otimistas com esse novo ciclo. Temos muitos desafios, mas também muitas oportunidades de crescimento com o relacionamento próximo sempre como ponto focal”, destacou.
Presença nacional, atuação regional.

Reforçam o olhar estratégico desse colegiado, os conselheiros de administração e fiscal das entidades do Sicredi sediadas em Porto Alegre (RS) – Sicredi Participações, Banco Cooperativo Sicredi e Fundação Sicredi -, os presidentes da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso e da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari.
Formada por 31 cooperativas de crédito e investimento com atuação em quatro estados (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina), em mais de 580 municípios e mais de 800 agências, a Central Sicredi PR/SP/RJ reúne mais de 1,7 milhão de associados que já descobriram como a colaboração e a ajuda mútua são capazes de fomentar o desenvolvimento de comunidades.

Portal Guaíra via Assessoria