Nos dias 20 e 21 de agosto o Município de Guaíra receberá o Ônibus Lilás alusiva ao Agosto Lilás, campanha que promove ações de combate à violência contra a mulher, além de marcar os 13 anos de existência da Lei Maria da Penha.

Ônibus Lilás é uma Unidade Móvel de atendimento itinerante à mulher em situação de violência que leva serviços de acolhimento, orientação psicológica, jurídica, assistência social e prevenção da violência contra a mulher. Um veículo preparado com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, garantindo a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ação contará com participação do curso da Unipar com estética, direito e enfermagem que desenvolverão atividades como, cortes de cabelo com a Lanuts, exame de preventivo, toque de mama, e testes rápidos com a Secretaria de Saúde. Na mesma semana será realizada a Semana da Paz em que haverá fórum com audiências concentradas na temática.

O local em que o ônibus irá se instalar ainda será divulgado até a data. Na tarde do dia 21 o a Unidade Móvel irá até o distrito de Bela Vista.

A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em seu artigo 1 parágrafo 1 diz que “O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Essa é mais uma forma de atender e orientar as mulheres que estão nessa situação no Município. Visando não apenas atender vítimas, mas trabalhar na prevenção.

Portal Guaíra via Assessoria